O seguro de vida para funcionários é um benefício que garante assistência ao trabalhador ou aos seus familiares em caso de morte ou invalidez decorrente de acidentes, doenças e outros fatores.
Essa é uma modalidade de seguro em grupo que pode ser adquirida pelas empresas e consegue melhores condições do que as ofertadas individualmente. Quer saber por que vale a pena investir nesse benefício para os seus colaboradores? Então continue a leitura deste post!
Oferecer o seguro de vida para funcionários traz vantagens importantes para a empresa e para os colaboradores. Veja quais são!
Valorização da equipe
Quando a empresa oferece benefícios relacionados à saúde e à tranquilidade financeira dos colaboradores, a tendência é que eles sintam que são valorizados. Isso demonstra a preocupação do empregador com o bem-estar e a qualidade de vida da equipe, que aproveitará todas as vantagens que o seguro de vida proporciona.
Motivação dos funcionários
Uma equipe que se sente valorizada trabalha com mais motivação e empenho. Como consequência, é possível reduzir o absenteísmo na empresa e aumentar dos índices de produtividade. Essa mudança reflete nos resultados da empresa e é o que garante o retorno do investimento feito nesse benefício.
Retenção de talentos
Uma prática essencial para um negócio de sucesso é a retenção de talentos: se você tem bons colaboradores, é importante que eles se mantenham trabalhando na empresa. Contudo, eles podem receber ofertas de outros empregadores e, muitas vezes, aceitá-las para ter melhores condições. Nesse caso, a oferta de benefícios, é um diferencial importante para ajudar a manter os colaboradores.
Dedução Fiscal
As empresas que operam com o regime de tributação do Lucro Real podem deduzir os valores pagos a título de seguro de vida para os colaboradores, já que o valor pode ser incluído nas despesas operacionais.
Para os colaboradores, também existem benefícios fiscais: o valor pago aos familiares em caso de morte não é considerado herança, então não entra no inventário para partilha de bens. Dessa forma, não há recolhimento de Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).
Em regra, o seguro de vida não é um benefício obrigatório, cabendo ao empregador decidir se concederá essa vantagem. Porém, caso o seu pagamento esteja previsto em convenção ou acordo coletivo de trabalho, a empresa deve cumprir a determinação, caso contrário, pode ser alvo de ações judiciais.
O pagamento pode ser feito pela empresa de forma integral ou parcial, situação em que o empregado arca com parte do valor por meio de um total fixo, uma porcentagem de sua remuneração ou do prêmio do seguro.
Além disso, é possível contratá-lo com pagamento integral pelo trabalhador: nesse caso, a empresa oferece a opção de aderir ao seguro e caberá aos empregados decidirem se querem o benefício. No entanto, ele ainda é vantajoso devido ao menor custo quando comparado às demais opções.
Dessa forma, a empresa conta com diversas alternativas para conceder o seguro de vida para funcionários e aproveitar todas as vantagens que esse benefício proporciona.
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