10 Motivos para atualizar a carteira de vacinação: "Posso perder a guarda dos filhos?"

14Ago2018

A vacinação possui várias armas poderosas na prevenção de uma sucessão de doenças, não apenas na infância, mas em qualquer idade. As doenças graves — como a meningite, caxumba, sarampo, rubéola e poliomielite — possuem vacinas específicas que estão acumuladas até os 15 meses de vida com reforços entre quatro e cinco anos de idade. Já para os adolescentes a vacina contra HPV e a famosa vacina dos 15 anos, DT (tétano, difteria e coqueluche) são aplicadas entre nove e quinze anos. Apesar disso, existem doses para serem tomadas após e durante esses períodos para completar a proteção do seu filho.

No Brasil, o Ministério da Saúde oferece de graça mais de 25 vacinas para toda a população de todas as faixas etárias, contando com o maior programa público de vacinação. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de crianças vacinadas no Brasil teve o número mais baixo nos últimos 16 anos. As vacinas indicadas para crianças com menos de um ano ainda não alcançaram a meta desejada.

No post de hoje, enumeramos 10 razões para se atentar com a vacinação e manter a carteira atualizada!

1. ATRASOS E ANTECIPAÇÃO

Evite deixar com que as doses de vacina atrasem. Ao seguir o esquema vacinal conforme o prazo de vacinação, você garantirá a imunização do seu filho, mantendo-o saudável e forte por mais tempo. Não antecipe a vacinação da criança! Cada vacina deve ser tomada no seu tempo certo. O sistema imunológico do bebê é imaturo e é preciso ter os meses completos indicados para dar cada uma das doses.

2. INFORMAÇÕES FALSAS - FAKE NEWS

Várias notícias falsas circulam diariamente nas redes sociais e um simples áudio basta para que alguém não se proteja do vírus. Cuidado! É melhor tomar a vacina e estar seguro do que correr o risco de adquirir a doença e sofrer com problemas maiores.

3. PERDA DA GUARDA

Nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias é obrigatória a vacinação das crianças. Pais ou responsáveis que não cumprem o esquema obrigatório de vacinação podem ser processados por negligência, maus tratos e sofrer diversas penalidades e poderá virar um crime grave caso a criança adoeça por não estar imunizada. Além de multas de três a 20 salários mínimos, pode acarretar na perda da guarda.

4. DOENÇAS ERRADICADAS

Não esqueça de dar todas as vacinas! Atualmente é possível imunizar seu filho contra um número enorme de doenças que foram responsáveis por milhares de mortes no século anterior. Sempre existe o risco de doenças desaparecidas há algum tempo voltarem – como sarampo e poliomielite-, não podemos deixar que nos afetem. Por conta disso, fique atento com as alterações.

5. CARTÃO DE VACINAÇÃO

Tenha o cartão sempre em mãos e o guarde com cuidado! Com isso, caso houver alguma dose atrasada, o esquema de vacina pode ser corrigido e atualizado.

6. VACINAÇÃO EM DIA, FAMÍLIA PROTEGIDA

Algumas doenças, como a coqueluche, afetam bebês com menos da idade necessária para tomar a dose da vacina. Por conta disso é extremamente importante que a família inteira esteja vacinada contra a doença para não colocar em risco a vida do bebê mais novo. Inclusive a mãe do bebê, para evitar transmitir o vírus ao feto antes do nascimento.

7. EVITAR CUSTOS ALTOS E DESNECESSÁRIOS

Quando a pessoa não é vacinada devidamente, ela pode se deparar com algumas doenças na fase adulta que não só exigem afastamento dos estudos e dos trabalhos, como também envolvem custos altos de tratamento e até mesmo internação. Sendo assim, vale muito a pena participar anualmente das campanhas de vacinação do governo.

8. REAÇÕES

Geralmente as crianças apresentam reações após as vacinas, como exemplo febre e dor no local que foi vacinado. É importante conversar com o pediatra e estar atento e preparado para isso, não deixando de esclarecer suas dúvidas. Os efeitos colaterais não são nada comparado à gravidade das doenças, que pode chegar até a morte.

9. TÃO IMPORTANTE QUANTO DIETAS

Todos nós sabemos que nos alimentar bem, praticar exercícios, deixar de fumar, fazer exames de prevenção pode ajudar e fazer toda a diferença para haver o envelhecimento saudável. Estar devidamente vacinado também é uma das melhores formas de prevenção. Principalmente nos dias de hoje, que as pessoas viajam para vários lugares que já foram foco de epidemias.

10. CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO

O Ministério da Saúde faz revisões periódicas, incluindo vacinas ou alterando doses das existentes. Esteja sempre atenta as mudanças no Calendário Nacional de Vacinação.

 

Não esqueça essas dicas e tenha sempre uma saúde de ferro para você e seus filhos! A Íons Benefícios possui várias soluções para organizações que prezam pela saúde e pelo bem-estar dos funcionários, incluindo Planos de Saúde com cobertura completa de Vacinas.

Para mais informações, entre em contato conosco!

 

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.