► TELEFONE (11) 3132.7748 / (19) 4062.9339 (suspensos temporariamente por conta do Covid-19)
WHATSAPP (11) 94006.5245 EMAIL: contato@ionsbenefiicos.com.br 

As vantagens de oferecer Seguro de Vida para funcionários

03.09.2020
As vantagens de oferecer Seguro de Vida para funcionários

O seguro de vida para funcionários é um benefício que garante assistência ao trabalhador ou aos seus familiares em caso de morte ou invalidez decorrente de acidentes, doenças e outros fatores.

Essa é uma modalidade de seguro em grupo que pode ser adquirida pelas empresas e consegue melhores condições do que as ofertadas individualmente. Quer saber por que vale a pena investir nesse benefício para os seus colaboradores? Então continue a leitura deste post!

Quais as vantagens de oferecer seguro de vida como benefício?

Oferecer o seguro de vida para funcionários traz vantagens importantes para a empresa e para os colaboradores. Veja quais são!

Valorização da equipe

Quando a empresa oferece benefícios relacionados à saúde e à tranquilidade financeira dos colaboradores, a tendência é que eles sintam que são valorizados. Isso demonstra a preocupação do empregador com o bem-estar e a qualidade de vida da equipe, que aproveitará todas as vantagens que o seguro de vida proporciona.

Motivação dos funcionários

Uma equipe que se sente valorizada trabalha com mais motivação e empenho. Como consequência, é possível reduzir o absenteísmo na empresa e aumentar dos índices de produtividade. Essa mudança reflete nos resultados da empresa e é o que garante o retorno do investimento feito nesse benefício.

Retenção de talentos

Uma prática essencial para um negócio de sucesso é a retenção de talentos: se você tem bons colaboradores, é importante que eles se mantenham trabalhando na empresa. Contudo, eles podem receber ofertas de outros empregadores e, muitas vezes, aceitá-las para ter melhores condições. Nesse caso, a oferta de benefícios, é um diferencial importante para ajudar a manter os colaboradores. 

Dedução Fiscal

As empresas que operam com o regime de tributação do Lucro Real podem deduzir os valores pagos a título de seguro de vida para os colaboradores, já que o valor pode ser incluído nas despesas operacionais.

Para os colaboradores, também existem benefícios fiscais: o valor pago aos familiares em caso de morte não é considerado herança, então não entra no inventário para partilha de bens. Dessa forma, não há recolhimento de Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).

Como funciona o seguro de vida para funcionários?

Em regra, o seguro de vida não é um benefício obrigatório, cabendo ao empregador decidir se concederá essa vantagem. Porém, caso o seu pagamento esteja previsto em convenção ou acordo coletivo de trabalho, a empresa deve cumprir a determinação, caso contrário, pode ser alvo de ações judiciais.

O pagamento pode ser feito pela empresa de forma integral ou parcial, situação em que o empregado arca com parte do valor por meio de um total fixo, uma porcentagem de sua remuneração ou do prêmio do seguro.

Além disso, é possível contratá-lo com pagamento integral pelo trabalhador: nesse caso, a empresa oferece a opção de aderir ao seguro e caberá aos empregados decidirem se querem o benefício. No entanto, ele ainda é vantajoso devido ao menor custo quando comparado às demais opções. 

Dessa forma, a empresa conta com diversas alternativas para conceder o seguro de vida para funcionários e aproveitar todas as vantagens que esse benefício proporciona.  

Gostou do conteúdo? Então acesse o nosso site e descubra como a Íons Benefícios pode encontrar a solução ideal em Planos de Saúde e Seguros de Vida para sua empresa! Entre em contato conosco!

 

 

Filtrar
Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber notícias e informações da Íons Benefícios

Veja também