Rol ANS 2021: Confira as mudanças nos planos de saúde

06Abr2021

Rol ANS 2021: Veja as novas coberturas obrigatórias para planos de saúde

A fim de acompanhar as inovações no campo da saúde, a Agência Nacional de Saúde (ANS) atualiza periodicamente a lista de procedimentos obrigatórios a todos os convênios médicos no país.

A atualização de 2021 do Rol ANS, como é conhecido, foi divulgada em fevereiro com 69 novas coberturas. Dentre eles constam: novos medicamentos para tratamento de câncer e esclerose múltipla; além de 19 novos exames, terapias e cirurgias.

Assim, essa revisão é motivo de alívio para pacientes que precisam deste serviço. Contudo, essas novidades podem acarretar em aumento nos valores das mensalidades.

Continue o artigo e entenda tudo sobre as principais mudanças no Rol ANS 2021 e quais os impactos para usuários e empresas.

O que é o Rol ANS?

O Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde é um documento que regula a cobertura assistencial oferecidas por planos de saúde privados.

Sendo assim, o objetivo é garantir que os usuários tenham acesso a todos os procedimentos considerados essenciais para determinar um diagnóstico, tratamento e acompanhamento.

O primeiro Rol ANS foi divulgado em 1998 e passou a valer para todos os convênios médicos contratados a partir de 1999.

Como é determinado os novos procedimentos a serem incluídos?

As normas são atualizadas a cada dois anos para acompanhar as evoluções tecnológicas que ajudam a salvar vidas. Também evitam que as coberturas fiquem defasadas em relação à realidade.

Contudo, a última revisão no Rol ANS foi feita com 1 ano de atraso. Por isso, os pacientes que contam com esse serviço para começar ou dar continuidade a tratamentos graves, receberam o documento com muita expectativa.

A agência reguladora utiliza dois critérios de avaliação para determinar as renovações: eficácia dos tratamentos e possíveis impactos financeiros. Afinal, a mensalidade de um plano de saúde é calculada a partir do rateio dos custos de operação com todos os usuários.

Confira abaixo as novidades na cobertura obrigatória dos planos de saúde.

Quais são os novos procedimentos cobertos de acordo com o Rol ANS?

A lista com as 69 novas incorporações começam a valer a partir de 01º de abril e incluem:

● 24 medicamentos para tratamento de cânceres. Entre eles: mama, próstata, rins, fígado, melanoma, mieloma, síndrome mielodisplásica e linfomas.
● 21 medicamentos para doenças inflamatórias, crônicas e autoimunes. São elas:  esclerose múltipla, asma, psoríase, retocolite ulcerativa, uveíte, urticária crônica e hidradenite supurativa:
● 1 medicamento para tratamento para Doença de Paget;
● 6 novos exames para detecção de: sangramento e inflamação intestinal, tuberculose, risco de pré-eclâmpsia, câncer de pulmão e leucemia mieloide aguda;
● 4 novas terapias para: coração, câncer de mama, rins e úlcera de pé diabético;
● 4 novas cirurgias de coração, coluna cervical, hérnia de disco lombar e mandíbula;
● Consulta com enfermeiro obstetra ou obstetriz;
● Por fim, 4 alterações de diretrizes de utilização para: Tomografia de Coerência Óptica, Implante de Monitor de Eventos (Looper implantável), Análise molecular de DNA e Transplante Alogênico de Medula Óssea

Todavia, recomendamos que você sempre faça a leitura da Resolução Normativa nº 465/2021 e fique por dentro de tudo que está detalhado nela.

Vale a pena oferecer plano de saúde em pequenas e médias empresas?

É notório que investir no bem-estar e qualidade de vida dos funcionários, além de aumentar a produtividade, contribui para a retenção de talentos.

Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) em 2017, 95% dos brasileiros consideram importante a oferta de convênio médico na hora de considerar uma vaga de emprego.

A melhor forma de implementar este e outros benefícios é buscar uma consultoria especializada.

Aqui, na Íons Benefícios, temos uma equipe especializada para entender as necessidades do seu negócio. Desta forma, oferecemos soluções de qualidade de vida para funcionários sem comprometer a saúde financeira.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe com colegas e nos acompanhe para mais novidades corporativas.

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.