Plano de saúde: ANS suspende reajuste por 120 dias

25Ago2020

A ANS decidiu suspender o reajuste dos planos de saúde por 120 dias (de setembro a dezembro desse ano) e ela não será retroativa, ou seja, só valerá para os reajustes que ocorreriam nesse período. Com isso, beneficia apenas 20% dos usuários de plano de saúde.

Essa suspensão serve para congelar os reajustes de todos os tipos de planos, inclusive coletivos. Além dos reajustes anuais, também irá servir para mudança de faixa etária que ocorrerem nesse período. Para empresas com mais de 30 beneficiários poderá ser escolhido o pagamento do preço com ou sem o reajuste, a opção deverá ser informada a administradora de benefício e/ou operadora do plano.

Alguns advogados sugerem que os segurados e empresas que não foram beneficiados aguardem um novo posicionamento da ANS, pois serão definidas futuramente algumas medidas para manter o equilíbrio dos contratos e compensar o impacto causado nas operadoras, porém ainda não tem data para a reunião. Somente nessa conversa será decidido se poderá ou não cobrar retroatividade dos clientes a partir de janeiro.

O setor de operadoras se mostrou favorável à medida da ANS pois elas não queriam que fosse levado ao Congresso, com o receio maior de que fosse incluído itens como a obrigatoriedade de atender os inadimplentes entre outros pontos prejudiciais. Esse ano as operadoras reduziram os reajustes dos planos empresariais para não perder os clientes e a receita, pois nos três primeiros meses quase 400 mil pessoas perderam o convênio médico, muitos recebiam esse benefício de seus empregadores que demitiram na pandemia.

Se a sua organização precisa se adaptar rapidamente ao novo normal, ela pode contar, sem qualquer custo adicional, com uma Consultoria de Benefícios e Seguros Empresariais com as melhores opções do mercado.

Ficou interessado? Descubra como a Íons pode te ajudar a encontrar a solução ideal em Seguro Saúde, Seguro Odontológico, Seguro de vida entre outros. Para mais informações, entre em contato conosco clicando aqui ou por e-mail: [email protected] e agende uma reunião virtual.

Fonte: Notícias R7

Fonte: Valor Globo

Fonte: Infomoney

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.