Você sabe como cuidar da sua voz?

18Abr2017

No Dia Mundial da Voz, 16 de abril, a médica otorrinolaringologista, Dra. Clarice Saba comenta sobre o assunto e apresenta dicas para manter a voz saudável.
 

Dia 16 de abril é o Dia Mundial da Voz, geralmente se estica essa campanha para a semana mundial da voz, pois o Brasil é o segundo maior país em incidência de câncer de laringe que abriga as pregas vocais, perdendo para a Espanha e, por isso, começou a CAMPANHA DA VOZ, com o objetivo de convocar pessoas que têm rouquidão para fazer exame de videolaringoscopia em hospitais e faculdades gratuitamente pelo SUS.

A rouquidão é um dos principais sintomas de câncer de laringe e, por esse motivo, a campanha para o incentivo do exame é importante para detecção precoce da doença, possibilitando salvar muitos pacientes.

Se você tiver rouquidão por mais de 10 dias, é importante procurar o médico otorrinolaringologista, pois será possível identificar a causa. A conduta de cada caso será decidida de acordo com a alteração encontrada. Se o diagnóstico for câncer, por exemplo, será encaminhado possivelmente para cirurgia e/ou radio/quimioterapia; se o exame revelar nódulo (calo) nas pregas vocais, pode necessitar de cirurgia ou simplesmente de sessões de fonoterapia; se forem encontradas alterações compatíveis com refluxo faringo-laringeo, será feito tratamento medicamentoso e, assim por diante, sempre se adequando a cada patologia identificada.

A voz é produzida por um conjunto de fatores, mas, principalmente, pela laringe e pelo aparelho respiratório. Quando respiramos, o diafragma puxa o pulmão para baixo e o ar entra; para falar usamos esse ar, ao sair, para vibrar as pregas.
 
A laringe é um tubo que tem as pregas vocais como estrutura perpendicular. Inspiramos e, quando soltamos o ar, ele passa via prega vocal e vai vibrar de acordo com o que falamos, agudo, grave etc.  Para a fala ser articulada, a caixa fonatória que contém a boca, a língua, os dentes, as bochechas e a cavidade nasal é um elemento importante. O certo é colocar o ar para fora quando se articula o som e ter cuidado para não soltar somente pelo nariz ou somente pela boca.

A voz do homem e da mulher são diferentes pelo próprio formato da laringe e que são conduzidos pelos hormônios e, por isso, as mulheres têm a voz mais aguda e, os homens, mais grave.

A higiene bucal tem que ser feita da forma correta. Devemos cuidar de tudo que está na boca, além dos dentes, usar fio dental, escovar os dentes, usar água ou usar enxaguante bucal que refresca a boca, mas devemos usar os líquidos enxaguantes com cautela e evitar gargarejar com os que possuem álcool, pois podem danificar a garganta. Não esquecer de escovar a língua com uma escova extra macia. Existe o limpador de língua que também pode ser usado, porém, eu particularmente, não gosto, pois às vezes o paciente usa com muita força e acaba danificando as papilas linguais.

Para manter a voz saudável, é preciso cuidar preventivamente, fazer o que chamamos de higiene vocal, é claro que quem é profissional da voz precisa ter um cuidado especial. Para cuidar da voz, inicialmente, é necessário cuidar da saúde como um todo, pois a saúde perfeita mantém o equilíbrio do corpo.

Algumas dicas para manter a voz saudável são: evitar falar em locais barulhentos, pois quando estamos em locais assim, aumentamos o tom da voz para sermos ouvidos. A dica é se aproximar da orelha da pessoa para tentar falar sem gritar; devemos impostar a voz de forma adequada e, para isso, devemos consultar o médico otorrinolaringologista que, após concluir o que fazemos de errado, encaminha o paciente com o laudo desses erros ao fonoaudiólogo que fará a fonoterapia, ensinando ao paciente como impostar a voz. Sempre que usar a voz profissionalmente, beba bastante líquido, de preferência água natural, pois os outros líquidos podem produzir muco e a prega vocal fica mais pesada.

Se você é um profissional que usa a voz, é preciso ter um otorrinolaringologista lhe acompanhando, nunca menos de uma vez por ano, e fazer o exame de videolaringoscopia, pois, somente através desse exame, é possível visualizar as pregas vocais e saber como estão sendo usadas e onde está o erro nesse uso. É importante, também, o acompanhamento do fonoaudiólogo para aprender as técnicas de impostação de voz, pois, até para gritar, é preciso saber como fazer para não lesionar as pregas vocais.

Se o otorrinolaringologista identificar que o paciente é portador de refluxo faringolaringeo, pode ser tratado por ele; se for portador de refluxo gastroesofágico, é preciso encaminhar para o gastroenterologista identificar as causas, pois o refluxo é considerado uma doença crônica familiar. Para quem tem refluxo, é importante beber bastante líquido ao longo do dia e fazer seis refeições por dia.

Alguns sintomas são importantes para indicar que é preciso procurar o otorrinolaringologista. A falha vocal significa que o paciente não está usando a voz adequadamente; pode ser causada por algumas alterações de anatomia na prega vocal, ou calos, mas o otorrinolaringologista pode identificar as causas, iniciar o tratamento e encaminhar para a fonoterapia e, se necessário, à cirurgia. A fonoterapia deverá ser feita antes e depois da cirurgia.

Qualquer alteração de voz, falha, rouquidão, voz que treme (que são geradas principalmente por Parkinson ou doenças neurológicas degenerativas), virose  e AVC também podem paralisar a prega vocal ou alterar seu funcionament, tumor de laringe, papiloma de laringe (HPV) que geram verrugas na garganta ou laringe e que são retiradas via cirurgia.

Tosse é um sintoma que indica várias causas, pode ser virose, irritação na traqueia, refluxo, rinite alérgica. Nesses casos, o otorrinolaringologista pode resolver, mas, às vezes, ela pode ser pulmonar, quando é preciso procurar o pneumologista. Muitas vezes, a tosse gera rouquidão e, por isso, o paciente procura primeiro o otorrinolaringologista. Nos casos em que o problema tiver origem nas vias aéreas superiores, o otorrinolaringologista pode resolver, se for nas vias inferiores, como o pulmão, deverá ser encaminhado para o pneumologista.

Quando paciente que tem câncer na laringe, em muitos casos, é preciso que a laringe seja retirada e, sendo ela o órgão fonatório, com a sua retirada, é preciso que o paciente aprenda a usar a voz esofágica que é muito baixa e, em alguns casos, ele usa um aparelho que pode ser direcionado ao pescoço que amplifica essa voz e ela sai como se fosse robotizada, mas ajuda o paciente a ser ouvido em ambientes mais barulhentos.

Atenção: as pastilhas para garganta ajudam com a lubrificação, como anti-inflamatório natural e anestésico nos casos de dor de garganta, mas ela é só um paliativo para aliviar os sintomas, sozinha não cura o problema. Por isso, é imprescindível procurar o profissional otorrinolaringologista para fazer o diagnóstico.


Autora: Dra. Clarice Saba
Via: Portal iSaude Bahia


Dra. Clarice Saba / CRM BA 9335
Diretora Técnica do Centro de Otorrinolaringologia da Bahia; Preceptora da Residência Médica em Otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia da Bahia - Hospital Santa Izabel; Fellow em otorrinolaringologia no Jackson Memorial Hospital – USA; Fellow em otorrinolaringologia no Groningen Ziekenhuis – Holanda; Vice-Presidente da Sociedade de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço da Bahia, Coordenadora e Idealizadora do Ambulatório de Zumbido da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.