Entenda porque deixar o sedentarismo de lado é o melhor para sua saúde!

08Abr2019

Nos dias 06 e 07 de Abril foram comemoradas duas datas importantes: O Dia Mundial da Atividade Física e o Dia Mundial da Saúde. É importante sempre integrado e ativo para que os riscos de doenças diminuam cada vez mais, por conta disso resolvemos falar um pouco sobre um mal que afeta boa parte da sociedade: O sedentarismo.

Em alguns lugares do mundo, cerca de 70% da população é sedentária. No Brasil, essa porcentagem corresponde a cerca de 45,9% de acordo com o Ministério do Esporte, responsável por 13,2% das mortes no pais.  Por conta disso, a OMS lançou um plano global para estimular a prática de atividades físicas, o “Let’s be active”, esse plano tem como objetivo estimular a atividade física de forma que reduza em até 15% o sedentarismo até 2030. Dentre os pontos mais importantes, se encontram criar sociedades, sistemas e ambientes ativos.

Afinal, o que é ser sedentário?

As pessoas sedentárias, segundo a OMS, são aquelas que fazem menos de 90 minutos de atividade física durante a semana. As consequências que a falta de atividade física pode causar são grandes e prejudiciais à saúde, como, por exemplo:

1. Fraqueza óssea e muscular
2. Cansaço crônico
3. Obesidade
4. Problemas cardiovasculares e circulatórios
5. Síndrome metabólica

O que fazer para prevenção e tratamento?

A atividade física não é relacionada apenas com a realização de algum esporte. Algumas atividades rotineiras como limpar a casa, passear com o cachorro ou caminhar para o serviço também são consideradas formas de sair do sedentarismo. Não significa transformar-se em um atleta profissional da noite para o dia, mas sim ganhar qualidade e tempo de vida.

Os hábitos presentes no cotidiano podem ajudar para um estilo de vida menos sedentário, algumas mudanças mínimas contribuem para que isso ocorra, como por exemplo: deixar o carro na garagem e começar a caminhar; trocar o elevador pela escada; não ficar muito tempo sentado e se alongar todos os dias. Além disso, pode-se estabelecer um objetivo com potencial de ser atingido para que ele se torne uma motivação.

Existem diversos benefícios para o bem estar físico e mental ao realizar algum tipo de atividade, como:

1. Melhora da circulação sanguínea
2. Diminui o risco de doenças do coração
3. Controla e reduz o diabetes
4. Contribui com o controle de peso
5. Minimiza o risco de pressão alta
6. Conserva os ossos, articulações e músculos saudáveis

Normalmente, as pessoas só possuem consciência de que estão com um problema de saúde quando sofrem as consequências. É essencial adotar hábitos saudáveis desde pequenos e também realizar consultas de rotina para diminuir os riscos. Alguns planos de saúde possuem profissionais especializados na orientação para a realização de atividades físicas, o que também gera maior eficiência e proatividade no trabalho. Caso a sua empresa esteja à procura de um plano que se encaixe perfeitamente ao ambiente corporativo, entre em contato com a Íons Benefícios para mais informações.

 

Fonte: ANS

Fonte: Abril

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.