Baixo índice de vacinação e os surtos de Sarampo: Planos de saúde oferecem cobertura?

23Ago2019

O Sarampo é uma doença contagiosa e o melhor jeito de combate-la é por meio da vacinação. Dentre seus sintomas, incluem febre, tosse e manchas avermelhadas no corpo. Os surtos ocorrem por meio das secreções do nariz e da boca expelidas ao tossir, respirar ou falar por causa do contágio de pessoas vulneráveis ao sarampo, ou seja, que não foram vacinas corretamente.

A doença já estava erradicada, porém um dos principais motivos de ter voltado é o baixo índice de vacinação no Brasil. No dia 14 de Agosto foram divulgados alguns dados pelo Ministério da Saúde: da primeira semana de 2019 até hoje foram registrados cerca de 1388 casos de sarampo com 1322 ocorrendo em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Paraná.

As fakes news disseminadas sobre as vacinas e suas reações são um problema por causar medo nas pessoas e em seus familiares, desmotivando a vacinação de forma que os casos aumentem.  Por conta disso, a ANS promoveu uma ação junto às operadoras de planos de saúde para informar as pessoas sobre a doença, seus sintomas e as formas de prevenir-se. Além disso, a campanha de vacinação contra sarampo para jovens de 15 a 29 anos e bebês de 6 meses a um ano de idade foi prorrogada até o dia 31 de agosto para alcançar maior índice de pessoas.

Mas porque a campanha também possui foco em jovens de 15 a 29 anos?

Isso ocorre pois no período de nascimento dessa faixa etária as duas doses da vacina não faziam parte do Calendário Nacional de Vacinação, ou seja, muitos não a tomaram e não estão totalmente protegidos.

E quem já teve a doença precisa se vacinar?

Não, pois quem já foi contaminado desenvolveu anticorpos contra ele. Ou seja, não precisa se vacinar e não pegará mais a doença.

A ANS informa que no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde está disponível a cobertura obrigatória do exame de detecção, bem como as consultas, emergências, internações e outros exames necessários para o tratamento do Sarampo.

Seu plano de saúde oferece cobertura para a vacina? Várias seguradoras oferecem cobertura para vacinação... Se você não sabe ou busca mais informações a Íons está disponível para te ajudar a escolher o plano de saúde que se encaixe perfeitamente na sua empresa. Além disso, oferecemos suporte para a seleção de planos odontológicos, seguros de vida, seguros empresariais, vale refeição/alimentação e vale transporte etc. Entre em contato conosco para mais informações ou dúvidas e agende uma visita.

Fontes: ANS, BBC e G1.

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.