► TELEFONE (11) 3287-5158 / (19) 4062-9339 (suspensos temporariamente por conta do Covid-19)
WHATSAPP (11) 94006.5245 EMAIL: contato@ionsbenefiicos.com.br 

VACINA DE GRIPE 2020: O que mudou com a antecipação da campanha?

24.03.2020
VACINA DE GRIPE 2020: O que mudou com a antecipação da campanha?

O Ministério da Saúde antecipou a campanha de vacinação contra a gripe por conta do surto de Coronavírus. É importante entender que essa vacina não previne o Covid-19, mas sim quatro tipos de influenza que ocorreram em 2019.

A campanha estava programada para começar no dia 13 de abril, porém teve o início em 23 de março somente para idosos e trabalhadores da área de saúde. Por mais que a gripe seja causada por um vírus diferente, o principal objetivo da vacina é evitar o aumento das doenças respiratórias, melhorando assim a imunidade de forma que não haja sobrecarga no Sistema de Saúde.

Em 2020, até dia 29 de fevereiro foram registrados 90 casos de influenza A (H1N1) e 6 óbitos no Brasil. São Paulo possui o maior número de casos, com 28 notificações. No mesmo período, em 2019, foram registrados 146 casos de influenza A e 24 óbitos no pais. Para esse ano, o Ministério da Saúde encomendou mais de 75 milhões de doses ao Instituto Butantan com a meta de proteger pelo menos 67 milhões de brasileiros.

O que fazer para tomar a vacina com segurança?

- Manter a distância de dois metros entre as pessoas da fila

- Não cumprimentar com aperto de mão, beijos ou abraços

- Evitar conversar com os outros na fila

- Não tocar nas superfícies ou paredes

- Reforçar a higiene e não tocar no rosto

- Buscar a vacina em horários alternativos

Também é importante verificar se há farmácias, igrejas, mercados, unidades móveis de saúde, redes de ensino ou outros locais oferecendo a vacina gratuitamente. Lembrando que pessoas com sintomas de infecção respiratória não devem buscar a vacina.

Essa estratégia é eficaz para proteger os idosos contra influenza, evitando que os outros vírus fiquem circulando. É essencial para precaver infecções graves, complicações, hospitalizações e mortes por conta da gripe. Além disso, quando envelhecemos, o sistema imunológico sofre uma queda, ou seja, torna os idosos mais vulneráveis a gripe e complicações como pneumonia.

O medo da vacina não pode existir pois ela contém vírus mortos, ou seja, não pode causar a doença. As reações graves são raras, podendo haver apenas vermelhidão, dor ou inchaço que pode levar de um a dois dias para passar.

A vacina deve ser realizada antes que a temperatura baixe, pois nesse período aumenta a circulação do vírus. Com a pandemia de Coronavírus, manter o calendário de vacinação em dia é essencial para manter o corpo protegido.

Qual o calendário de vacinação?

- 23 de março: Início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe: pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores da área de saúde

- A partir de 16 de Abril: professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, pacientes com doenças crônicas.

- A partir de 9 de maio: crianças de 6 meses e menores de 6 anos incompletos, pessoas entre 55 e 60 anos, gestantes, puérperas, indígenas e pessoas privadas de liberdade

- Dia D será em 9 de maio. Postos de saúde e alguns outros pontos irão oferecer a vacina para todo o público-alvo, no Brasil inteiro.

Eu estou fora do público-alvo, posso tomar a vacina?

O Ministério da Saúde elegeu grupos vulneráveis ou que costumam desenvolver complicações pois é impossível garantir o acesso gratuito a toda população brasileira. Outro critério utilizado possui condições específicas: indivíduos privados de liberdade ficam em locais fechados, professores entram em contato com muita gente. Quem não faz parte dos grupos pode buscar a vacina em clínicas privadas por conta própria ou com a orientação de um médico. O preço gira em torno de 100 a 200 reais.

Sua organização preza pela saúde e pelo bem-estar dos funcionários e seus dependentes, mas também se preocupa com os custos da empresa? A Íons Benefícios possui várias soluções que podem se encaixar perfeitamente no que você precisa, como por exemplo, planos odontológicos, planos de saúde, seguro de vida e benefícios corporativos como vale alimentação, vale refeição e vale transporte. Para mais informações, entre em contato conosco por e-mail atendimento@ionsbeneficios.com.br e agende uma visita.

Fonte: Saúde Abril

Fonte: Ministério da Saúde

Filtrar
Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber notícias e informações da Íons Benefícios

Veja também