SAÚDE MUNDIAL: Entenda o que é a OMS e qual a sua função.

06Abr2020

No dia 07 de Abril é comemorado o Dia Mundial da Saúde, com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a qualidade de vida e dos fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a fundação da organização, um dos principais instrumentos da OMS para promover o debate público sobre as questões de Saúde no mundo.

Em tempos de pandemia, a cada nova atualização se ouve o seguinte nome com as orientações para o combate do novo coronavírus: o da OMS, ou Organização Mundial de Saúde. Porém, muitas pessoas não sabem o que ela é e qual a sua função para o mundo.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) também foi criada em 7 de Abril de 1948, junto com o Dia Mundial da Saúde. Ela é uma agência que possui como especialidade a saúde pública. Sua sede fica em Genebra, na Suíça. Atualmente possui cerca de 7 mil funcionários em mais de 150 países.

Qual a função da OMS?

A OMS elabora os padrões mais importantes na área da saúde, atuando em assuntos como poluição, obesidade, saúde mental e doenças infecciosas, além de determinar listas de medicamentos essenciais. A Classificação Internacional de Doenças é um livro presente no consultório da maioria dos médicos em todo o mundo. Mais conhecida no dia a dia dos RH´s como CID, essa classificação é a referência mundial para denominar uma determinada doença/patologia

Seu principal objetivo é desenvolver o nível de saúde no planeta, evitando enfermidades e ajustando o completo bem-estar físico, mental e social. Dessa forma, contribui no fortalecimento de saúde e incentiva o apoio entre os grupos científicos para avanços na área de saúde.

"A OMS é um observatório privilegiado de tudo que está acontecendo no mundo e a informação que ela provê é valiosa", ressalta Deisy Ventura, professora de ética na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo.

É importante ressaltar que a OMS também coordena os esforços internacionais para o controle de surtos de doenças, como está acontecendo agora em relação ao Covid-19.  Regularmente, publica um Relatório Mundial da Saúde que possui avaliações de especialistas sobre a saúde global e realiza campanhas de saúde como incentivo do consumo de frutas e vegetais e contra o uso do tabaco.

Quem participa da OMS?

Ela é formada por 194 Estados-Membros, inserindo todos os 193 Estados-Membros da ONU, exceto Liechtenstein, e dois que não são membros da ONU: Niue e Ilhas Cook. Anualmente, no mês de maio, as delegações se reúnem para a Assembleia Geral de Saúde Mundial.

No momento em que estamos, é muito importante pesquisar as informações em fontes confiáveis para não cair em notícias falsas. Existem vários portais na internet, porém alguns deles disseminam informações incorretas sobre formas de prevenção entre outros aspectos. É necessário sempre conferir o local que veio a informação e procurar outras fontes que confrontem ou complementem, com informações corretas da OMS.

Portanto, se sua organização preza pela qualidade de vida dos funcionários e seus dependentes, mas também se preocupa com os custos da empresa deve contar com uma consultoria de benefícios para entender as melhores opções do mercado. A Íons Benefícios possui várias soluções que podem se encaixar perfeitamente no que você precisa, como por exemplo, planos odontológicos, planos de saúde, seguro de vida e benefícios corporativos como vale alimentação, vale refeição e vale transporte. Estamos em home office mas atendendo normalmente nossos clientes, inclusive realizando estudos e implantações para que os funcionários tenham os benefícios e coberturas adequadas. Para mais informações, entre em contato conosco por e-mail: [email protected] e agende uma reunião virtual.

Fonte: Estadão

Fonte: Guia do Estudante

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.