Sabia que você pode salvar até 4 vidas?

26Jun2020

A pandemia de coronavírus chegou rapidamente e bruscamente, sem dar tempo dos bancos de sangue de São Paulo aumentarem seus estoques. Por conta disso, o sistema Pró-Sangue elaborou a possibilidade de agendar online de forma rápida e prática, onde o próprio doador escolhe o dia, horário e local, sem precisar passar por um atendente.

A Fundação Pró-Sangue tem como principal objetivo fornecer sangue, hemocomponentes e serviços hemoterápicos com base na legislação e padrões de qualidade. Ela está entre os cinco maiores bancos de sangue da América Latina. Possui compromisso com a formação de profissionais e a disseminação de conhecimentos, apresentando um programa educacional permanente com o treinamento e desenvolvimento de médicos, enfermeiros, biologistas e técnicos de laboratórios.

O agendamento é indicado para evitar a aglomeração nos postos de coleta, para que não haja risco em relação à Covid-19. Para agendar é necessário entrar no sistema Pró-Sangue criado pela Hubglobe (https://prosangue.hubglobe.com/entrar).  Deve-se ter atenção para os seguintes pontos:

Requisitos básicos

» Boas condições de saúde

» Entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido realizada até 60 anos. Para menores de 18 anos existem documentos necessários e formulário de autorização específico.

» Pesar no mínimo 50kg

» Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas

» Estar alimentado, evitando alimentação gordurosa nas 4 horas antes da doação

» Apresentar documento original com foto

 

Existem algum impedimento? Quais são?

- Impedimentos temporários

» Resfriado: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintos

» Gravidez

» 90 dias após parto normal e 180 após cesariana

» Amamentação (parto com menos de 12 meses)

» Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas antes da doação

» Tatuagem/maquiagem definitiva nos últimos 12 meses

» Risco maior de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: 12 meses

» Febre amarela recente, vacina de febre amarela e viagem para países com risco de doenças transmissíveis.

- Impedimentos definitivos

» Hepatite após 11 anos de idade

» Evidência de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites, AIDS, doenças associadas a HTLV I/II e Doença de Chagas.

» Uso de drogas ilícitas injetáveis

» Malária

Confira os outros impedimentos em : http://www.prosangue.sp.gov.br/artigos/quem_nao_pode_doar.html

Atualmente o estoque de AB+ está estável, A+ em alerta e os outros (O+, O-, A-, AB-, B+ e B-) estão em estado crítico. Ou seja, significa que possuem abastecimento para um ou dois dias. O estoque estável consegue manter de 5 a 6 dias, coletando aproximadamente 10.000 bolsas por mês.

Principais dúvidas

Por que pessoas com menos de 50kg não podem doar?

O volume de sangue é relacionado ao peso do doador. Para os homens não pode exceder a 9ml/kg peso e para as mulheres a 8ml/kg peso. O volume de anticoagulante é padronizado com no mínimo 400ml de sangue, ou seja, uma pessoa com peso inferior a 50kg não poderia doar o volume mínimo.

Qual o tempo que o organismo leva para repor o sangue?

Normalmente do plasma ocorre em 24 horas e dos glóbulos vermelhos em 4 semanas. Para atingir o mesmo número de ferro são necessárias 8 semanas para os homens e 12 semanas para as mulheres.

O material usado na coleta de sangue é seguro?

Sim, o material é individual, descartável, estéril e não causa febre. Não há nenhum risco do doador adquirir doenças infecciosas com a doação.

 

Se a sua organização precisa se adaptar rapidamente ao novo normal, preza pela segurança e qualidade de vida dos seus funcionários e executivos além da redução de riscos financeiros da empresa, ela pode contar, sem qualquer custo adicional, com uma Consultoria de Benefícios e Seguros Empresariais com as melhores opções do mercado. A Íons possui várias soluções que podem se encaixar perfeitamente no que você precisa, passando pelos Seguro Saúde, Plano Odontológico, Seguro de Vida, e também os seguros de proteção financeira como Responsabilidade Civil D&O e E&O, Cyber Risk e outras soluções para a sua empresa.    

Para mais informações, entre em contato conosco por e-mail: [email protected] e agende uma reunião virtual.

Fonte: Pró-sangue SP

 

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.