O que é sinistralidade de plano de saúde empresarial?

25Fev2021

Oferecer um plano de saúde é um dos grandes diferenciais das empresas no mercado de trabalho. Porém, apesar de importante, o alto valor da sinistralidade pode ser um problema financeiro para as empresas.

Então, neste texto, vamos te ensinar como calcular essa taxa e também como reduzi-la. Mas, você sabe o que é sinistralidade de plano de saúde empresarial?

Se você não sabe, pode ficar tranquilo! Neste texto, vamos responder a essa pergunta e explicar outros pontos importantes a respeito da sinistralidade!

Sinistralidade: o que é e como calculá-la?

Para entender melhor o que é sinistralidade e como é feito o seu cálculo, antes, explicaremos dois termos essenciais. Eles são:

Sinistro: é a ação do beneficiário de realizar qualquer procedimento médico. Por exemplo: consulta, cirurgia, exame, etc. Ou seja, para cada pedido, haverá um valor sendo cobrado;
● Prêmio: é o valor pago pela empresa à operadora de planos de saúde.

Então, a relação entre o sinistro e o prêmio é o que chamamos de sinistralidade. E diz respeito à porcentagem que o funcionário precisa pagar por usar o plano de saúde.

Assim, para calcular qual é a sinistralidade de um plano de saúde, você precisará saber qual é o valor do prêmio que deve ser pago pela empresa à operadora. Além disso, é considerada a quantidade de vezes que o funcionário precisou acionar qualquer serviço do plano de saúde.

Podemos dizer então que a sinistralidade é um resultado de todas as utilizações do plano saúde, seja um exame, uma consulta ou até uma cirurgia. Dessa forma, quanto mais procedimentos são realizados, maiores são os custos do plano de saúde.

E como calcular a taxa de sinistralidade? Não é uma tarefa difícil! É preciso somar o valor gasto com o sinistro. Depois, dividir este valor pelo prêmio da empresa. Então, para terminar o cálculo, é só multiplicar o último valor encontrado por 100. E pronto, esta é a sua sinistralidade!

Agora que já sabe como calcular a sinistralidade do plano de saúde, fique atento a essa porcentagem! Você pode acabar pagando por uma taxa alta se não tiver controle do uso dos serviços oferecidos pelo plano. Portanto, abaixo, explicaremos como ajudar a reduzir a sinistralidade, mesmo oferecendo ótimos benefícios para a equipe.

Como reduzi-la?

Existem algumas formas de reduzir a sinistralidade e, ainda assim, oferecer melhores benefícios para os colaboradores. Por exemplo, a empresa pode criar um programa de qualidade de vida no trabalho, a fim de promover hábitos mais saudáveis e um ambiente mais acolhedor.

Porém, a forma mais efetiva de redução é a escolha da empresa certa para te ajudar a cuidar dos seus benefícios corporativos. Por exemplo, é essencial que a empresa de benefícios tenha um bom plano de gestão de riscos a oferecer. Porque esse plano é o responsável por acompanhar e avaliar os gastos excessivos.

Desta forma, a empresa de benefícios pode sugerir melhorias para que a sinistralidade seja menor e, assim, gerar benefícios tanto para o negócio, quanto para os funcionários que usam o plano de saúde.

Acesse nosso blog e confira mais dicas como essas!

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.