Doenças ocupacionais: Quais são e como preveni-las?

29Jan2019

O afastamento do trabalho por problemas de saúde é uma realidade presente no Brasil, registrando cerca de 700 mil acidentes de trabalho por ano desde 2010. Segundo o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), as doenças ocupacionais são desencadeadas pelo exercício da atividade ou em função de condições de trabalho. É sempre necessário e muito importante ficar atento as causas de doenças ocupacionais, como evita-las e preveni-las. Dentre elas, estão presentes:

1. Lesões por esforços repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares (DORT)

As principais causas desses problemas são posturas erradas, ansiedade por pressão psicológica e esforços repetitivos. As doenças mais comuns são tendinites e lesões de ombro.

Para reduzir esses tipos de problemas é preciso ter um correto posicionamento da mesa e cadeira, redução de repetições de movimentos, pausas, exercícios e realização de atividades físicas regulares. Também é importante um diálogo entre funcionários e gestores com metas adequadas.

2. Problemas de coluna

Por conta de posturas inadequadas, sedentarismo ou pessoas acima do peso, é comum que ocorram problemas de coluna como a hérnia de disco. Para evitar esse tipo de problema é importante estar em forma, por isso as empresas precisam incentivar a prática de exercícios e reeducação alimentar.

3. Depressão e ansiedade

Os problemas psicológicos também podem ser associados às doenças ocupacionais, como a depressão, ansiedade e estresse. Os motivos que causam essas doenças podem ser alto nível de estresse, demanda alta, falta de objetivos entre outras.

4. Varizes

As varizes são veias que ficam tortas e dilatadas por conta do acúmulo de sangue, surgindo principalmente nas pernas e nos pés, causando dor e inchaço. Normalmente ocorre com pessoas que trabalham em pé ou sentada com pouca movimentação.

É necessário adequaras tarefas para que o trabalhador tenha possibilidade de se movimentar, alternar postura e realizar exercícios.

Dicas para as empresas

1. Investir em cursos, palestras e materiais de comunicação para a conscientização
2. Atividades que transformem o dia a dia dos funcionários como ginásticas e pausas para aumentar a produtividade
3. Implantar benefícios que elevem a qualidade de vida

A Íons está disposta a te ajudar a escolher os benefícios que se encaixam perfeitamente na sua empresa. Para saber mais sobre os tipos de planos de saúde e dental, seguros de vida e outros benefícios, entre em contato conosco para mais informações.

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.