1º Plano de saúde empresarial: Planos PME possuem carência? Quais são elas e como funcionam?

16Ago2019

Quando a contratação é tipo PME as carências estarão previstas no contrato e irá contar os dias a partir da sua inclusão. Por exemplo, se o beneficiário ficou ativo no dia 15 e a carência é de 30 dias, só poderá utilizar o benefício descrito no dia 15 do mês seguinte.

Existem dois grupos divididos pela quantidade de funcionários que devem ser analisados: O primeiro deles é até 29 vidas, normalmente esse grupo possui todas as carências previstas em contrato. Porém, recentemente foi divulgado pela ANS as novas regras de portabilidade. Ou seja, caso a empresa tenha até 29 vidas porém possua um contrato ativo a mais de dois anos em um plano de saúde poderá migrar para outro sem cumprir nenhuma carência que já tenha cumprido, apenas as coberturas adicionais. Já para empresas com mais de 30 vidas, todos os funcionários que entrarem no plano em até 30 dias de sua admissão não precisarão cumprir o prazo de carência.

Quais são as carências descritas pela ANS?

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estipulou limites que deverão ser aguardados para realização de alguns procedimentos após a contratação do plano, são eles:

- Casos de urgências (acidentes/complicações na gestação) e emergência (risco a vida e grandes lesões) possuem o prazo de carência de 24 horas.

- Partos a termo, exceto partos prematuros e por conta de complicações na gestação possuem como limite 300 dias (aprox. 10 meses) para utilização da cobertura.

- As demais situações, como internações e cirurgias possuem carência de 180 dias (aprox. 6 meses).

Lembrando que as operadoras podem aplicar um número menor de dias dependendo de cada caso.

Ok, mas e se eu precisar tratar de uma doença que já possuo a algum tempo?

As doenças e lesões preexistentes poderão ocasionar carências de 24 meses (dois anos). Porém essa carência apenas é aplicada em caso de alta complexidades, leitos ultra tecnológicos, CTI,UTI e cirurgias por conta das doenças preexistentes. Ou seja, o beneficiário poderá tratar dessas doenças respeitando os casos descritos acima.

Por conta desses fatores é necessário realizar uma consultoria adequada para entender quais as diferenças entre os planos e definir qual melhor se adapta a sua empresa. Além disso, também oferecemos análises referentes a planos odontológicos, seguro de vida, seguro empresarial, vale refeição, vale alimentação, vale transporte, gympass etc. Entre em contato com a Íons Benefícios e agende uma visita para sanar suas dúvidas.

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.