Benefícios Flexíveis: vantagens para empresas e colaboradores

08Jun2018

 

Em um cenário de grande competitividade de mercado e redução nas ofertas de emprego em quase todos os níveis profissionais, empresas de todos os portes assistem a uma rotatividade de colaboradores, infelizmente, acima do normal.

Focar a retenção de talentos apenas em ganhos financeiros não é mais suficiente, e muito se fala na oferta de um programa de benefícios mais atraente, que não somente ampare os profissionais em suas necessidades, mas os atenda com especial atenção às suas particularidades.

Uma saída muito eficiente, mas pouco conhecida, é a implantação de um programa centralizado de Benefícios Flexíveis. Neste post vamos esclarecer um pouco melhor esse conceito.

 

O que são Benefícios Flexíveis?

O conceito macro é dar flexibilidade e liberdade de escolha, entregando um conjunto de benefícios mais adequado às necessidades de cada funcionário. Com isso, eles passam a ter uma melhor percepção do pacote de benefício e por consequência se sentem mais bem atendido pela empresa, influenciando na sua motivação e engajamento.

Nem todos os benefícios podem ser incluídos em um programa de BF, mas existe legislação específica sobre o assunto - § 2º do art. 458 da Consolidação das Leis do Trabalho. A lei diz que pode fazer parte da política: Educação, Transporte, Plano de Saúde/Odontológico, Despesas para Alimentação, Seguro Vida, Vestuário e equipamentos para o trabalho e a Previdência Privada.

 

Como iniciar um programa de Benefícios Flexíveis na minha empresa?

O primeiro passo é buscar informação e adquirir conhecimento, definir a elegibilidade, quais os produtos/serviços envolvidos e o orçamento para tal.

A empresa deve tomar cuidado para que a implantação da política não se transforme em algo muito complexo para se fazer a gestão. Se o planejamento demandar um sistema muito complicado, com processos que atrapalhem a rotina do RH, algo não está bom. Por isso, o indicado é procurar uma ajuda especializada no assunto.

 

A missão da Íons Benefícios é oferecer, principalmente para as médias empresas, uma Consultoria de Benefícios totalmente personalizada, que proponha soluções sem custos adicionais. Queremos ajudar RHs, financeiros e, em uma instância mais ampla, os donos das empresas, a terem custos mais competitivos e a crescerem com o trabalho de profissionais mais felizes e produtivos.

Para saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco e agende uma conversa sem compromisso: (11) 3132-7748 ou (19) 4062-9339.

 

Leia também: Dicas para planejar o RH da sua empresa

 

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.