Depressão: o que é e como prevenir?

23Mar2018

Caracterizada por perda de interesse ou prazer pela vida, a depressão é hoje, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, a quarta maior causa de incapacitação. A doença que atinge muitos brasileiros já chega a afetar o mercado de trabalho e, com o passar dos anos, pode abalar também a economia mundial.

Ainda segundo os dados da OMS, até 2020 a depressão será o principal motivo de afastamento do trabalho em todo o mundo e poderá representar um custo de aproximadamente R$ 2,24 trilhões por ano.

Esse desânimo contínuo é considerado um transtorno psiquiátrico e, embora seja mais frequente em mulheres, atinge pessoas de qualquer idade e exige avaliação de um profissional para poder ser tratada. Alguns dos principais sinais da depressão podem ser: cansaço, fraqueza, irritabilidade, angústia, ansiedade, baixa autoestima, insônia, falta de interesse, pensamentos negativos, dificuldade de concentração, entre outros.

Para preveni-la, é muito importante gerenciar o estresse, estar em contato com novas atividades e manter a cabeça bem ativa. Distrair-se com hobbies e praticar exercícios físicos também pode ajudar, uma vez que cuidar do organismo reflete em mais saúde mental.

Outro ponto que pode influenciar diretamente pessoas propensas a desenvolver a doença é a alimentação. Alguns alimentos como frutas, verduras e oleaginosas são benéficas para as emoções. E sabe aquela história de que comer chocolate acalma? Não é mentira: consumir chocolate rico em cacau pode contribuir para o combate da depressão. A páscoa está chegando e está aí uma boa desculpa para aproveitar bem esse feriado!

Brincadeiras à parte, depressão é assunto sério e deve ser considerado pelas empresas. A prevenção é muito importante, uma vez que pode impactar financeiramente nos custos futuros do plano de saúde, ajudando a controlar a sinistralidade, melhorando o clima e diminuindo o absenteísmo. Esteja atento e sempre disposto a investir nos seus colaboradores: é comprovado que a qualidade de vida caminha lado a lado com a produtividade.

 

A Íons Benefícios possui diversas soluções ideais para organizações que prezam pela saúde e pelo bem-estar dos funcionários. Para mais informações, entre em contato conosco!

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.