
Quando a contratação é tipo PME as carências estarão previstas no contrato e irá contar os dias a partir da sua inclusão. Por exemplo, se o beneficiário ficou ativo no dia 15 e a carência é de 30 dias, só poderá utilizar o benefício descrito no dia 15 do mês seguinte.
Existem dois grupos divididos pela quantidade de funcionários que devem ser analisados: O primeiro deles é até 29 vidas, normalmente esse grupo possui todas as carências previstas em contrato. Porém, recentemente foi divulgado pela ANS as novas regras de portabilidade. Ou seja, caso a empresa tenha até 29 vidas porém possua um contrato ativo a mais de dois anos em um plano de saúde poderá migrar para outro sem cumprir nenhuma carência que já tenha cumprido, apenas as coberturas adicionais. Já para empresas com mais de 30 vidas, todos os funcionários que entrarem no plano em até 30 dias de sua admissão não precisarão cumprir o prazo de carência.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) estipulou limites que deverão ser aguardados para realização de alguns procedimentos após a contratação do plano, são eles:
- Casos de urgências (acidentes/complicações na gestação) e emergência (risco a vida e grandes lesões) possuem o prazo de carência de 24 horas.
- Partos a termo, exceto partos prematuros e por conta de complicações na gestação possuem como limite 300 dias (aprox. 10 meses) para utilização da cobertura.
- As demais situações, como internações e cirurgias possuem carência de 180 dias (aprox. 6 meses).
Lembrando que as operadoras podem aplicar um número menor de dias dependendo de cada caso.
As doenças e lesões preexistentes poderão ocasionar carências de 24 meses (dois anos). Porém essa carência apenas é aplicada em caso de alta complexidades, leitos ultra tecnológicos, CTI,UTI e cirurgias por conta das doenças preexistentes. Ou seja, o beneficiário poderá tratar dessas doenças respeitando os casos descritos acima.
Por conta desses fatores é necessário realizar uma consultoria adequada para entender quais as diferenças entre os planos e definir qual melhor se adapta a sua empresa. Além disso, também oferecemos análises referentes a planos odontológicos, seguro de vida, seguro empresarial, vale refeição, vale alimentação, vale transporte, gympass etc. Entre em contato com a Íons Benefícios e agende uma visita para sanar suas dúvidas.
Benefício Academia: como oferecer aos seus colaboradores?Quem atua com RH sabe que funcionários felizes, motivados e saudáveis são mais produtivos. Por isso, precisamos falar sobre como oferecer o Benefício Academia aos seus ...
Acordo coletivo na nova lei trabalhista: como funciona?O acordo coletivo na nova lei trabalhista ganhou novas possibilidades, as quais beneficiam tanto o empregador quanto o colaborador. Em especial para as empresas, essas mudanças significam ...
O que é BPO: entenda esse processo e inclua agora mesmo na sua empresaO que é BPO e como aplicá-lo são dúvidas comuns entre gestores e donos de empresas. Afinal, a sigla vem do inglês e agora começa a ganhar força no Brasil, com a revolução do RH e a ...