Seguro de Vida para Empresas: Como funciona?

20Ago2020

Como funciona um Seguro de Vida para Empresas

Uma empresa de sucesso precisa ter uma equipe de qualidade para conseguir atingir os resultados esperados, então é fundamental ter boas estratégias para motivar os colaboradores e aumentar a produtividade. Aqui, a concessão de benefícios como o seguro de vida para empresas é uma das principais práticas adotadas pelos empregadores.

Esse é um tema que gera muitas dúvidas, então preparamos este conteúdo para responder às principais perguntas sobre o assunto. Confira!

O que é o seguro de vida para empresas?

Esse é um seguro contratado pelo empregador com objetivo de proteger os colaboradores e os seus familiares. Assim, ele é concedido como um benefício trabalhista e é utilizado como estratégia de atração e retenção de talentos, além de ser uma ferramenta para motivação de funcionários e aumento da produtividade.

Esse benefício é obrigatório?

Não, o benefício não tem previsão nas leis trabalhistas. No entanto, existem casos em que as convenções ou os acordos coletivos da categoria preveem esse pagamento, situação em que a empresa deverá contratar o seguro de vida obrigatoriamente.

Quem deve fazer o pagamento?

Ao ofertar o seguro de vida para os colaboradores, é comum optar pelos contratos coletivos, que são negociados entre a empresa e a seguradora. A maior vantagem é que, por incluir mais pessoas, é possível encontrar condições mais vantajosas para a apólice. Nesse caso, existem 3 modalidades de pagamento que podem ser acordadas:

- pagamento integral pela empresa;
- pagamento misto, quando o empregado colabora com uma porcentagem do valor do salário, do contrato ou um preço fixo;
- funcionário realiza pagamento integral, situação em que o ingresso deve ser facultativo.

No entanto, essa prática é mais comum nos planos de saúde. Nos seguros de vida, é mais comum adotar as opções de pagamento pela empresa.

Qual a diferença entre seguro de vida e seguro contra acidentes pessoais?

O seguro de vida para empresas é uma opção mais completa, que engloba a morte e a invalidez causados por qualquer motivo, como acidentes, doença, suicídio (após 2 anos de contrato), entre outras causas. Por outro lado, o de acidentes pessoais cobre apenas os eventos relacionados aos acidentes, então é mais restrito.

Por que investir nesse benefício para os colaboradores?

Os trabalhadores buscam remunerações adequadas e benefícios ao procurar uma oportunidade no mercado, então, se a empresa quer se tornar atrativa e reter os seus talentos, precisa ser competitiva. Os mais recorrentes são:
- assistência médica (plano de saúde);
- seguro de vida para empresas;
- assistência odontológica.

Dessa maneira, o seguro de vida se torna um dos principais benefícios adotados por quem deseja ter destaque como empregador. 

Além disso, as coberturas garantem mais tranquilidade para o funcionário e seus familiares, o que refletirá no trabalho prestado. Com menos preocupações e percebendo que são valorizados pela empresa, os colaboradores conseguem apresentar melhorar resultados nas suas funções. 

Depois de esclarecer as dúvidas sobre como funciona o seguro de vida para empresas e por que essa é uma boa estratégia, não se esqueça de contar com uma parceira especializada para encontrar a melhor opção de contrato e ajudar na gestão dos benefícios do seu negócio.

Ficou interessado? Então descubra como a Íons Benefícios pode encontrar a solução ideal em Seguro de Vida e Planos de Saúde para sua empresa!

 

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.