Saúde e segurança do trabalho: 4 coisas que você precisa saber

09Fev2021

Se atentar à saúde e segurança do trabalho é a melhor forma de garantir o bem-estar dos profissionais. No entanto, os benefícios são ainda maiores.

Há mais possibilidade de aproveitamento das oportunidades, assim como maior motivação e engajamento dos funcionários. Aumentando, assim, a produtividade.

Além disso, o resultado também traz impactos positivos na área financeira. Implementar uma gestão de saúde e segurança do trabalho é uma ação complexa. Por isso, exige atenção a diversos detalhes. Dentre eles, estão documentações exigidas e adoção de boas práticas.

Para te auxiliar neste processo, neste artigo, trouxemos as informações mais importantes sobre saúde e segurança do trabalho.

Continue lendo e saiba quais são.

1- O que é saúde e segurança do trabalho?

O conceito de saúde e segurança do trabalho não se resume à boas práticas para prevenção de acidentes. Tampouco à normas regulamentadoras de segurança do trabalho ou ao plano de saúde corporativo.

Mais do que isso, consiste em visar a melhoria da qualidade de vida dos colaboradores. E, para isso, é necessário ir além do que é obrigatório.

2- Qual é o impacto da saúde e segurança do trabalho nas organizações?

Conforme mencionado acima, os impactos são diversos.

Abaixo, conheça os principais.

Melhoria dos resultados da empresa

Quando os colaboradores estão com a saúde mental e física em dia, eles se sentem satisfeitos. Consequentemente, são mais produtivos e suas entregas têm mais qualidade. Há um maior desenvolvimento de criatividade, concentração e práticas comunicativas.

Dessa forma, eles são capazes de atingir metas e executar suas atividades. Em contrapartida, salário e benefícios também têm impacto nessas questões. O clima organizacional é tão importante quanto.

Diminuição dos problemas de saúde

As enfermidades, doenças e indisposições físicas e mentais prejudicam o desempenho profissional e aumentam a sinistralidade do convênio, devido aos atendimentos frequentes.

Neste sentido, ter cuidado com a saúde e segurança do trabalho previne o surgimento de doenças crônicas.

3- Como implementar a saúde e segurança do trabalho na minha empresa?

A partir do momento que você reconhece a importância da saúde e segurança do trabalho para a organização, já é possível implementá-la.

Abaixo, confira maneiras de inseri-la em seu negócio.

Avalie o impacto do plano de saúde, afastamentos e absenteísmos nos custos corporativos

A saúde é o segundo principal fator de peso na folha de pagamento. O aumento desse custo é de duas a três vezes maior que a inflação. Para que essa realidade seja mudada, é preciso implementar programas de saúde. Gestão de trabalhadores com doenças crônicas e gestantes são alguns exemplos.

Além disso, o investimento em saúde corporativa evita a alta ocorrência de faltas e afastamentos. Normalmente, esses problemas são causados por ansiedade, estresse diário e pressão para alcançar metas. Nesse sentido, geram prejuízos pessoais aos funcionários e financeiros à empresa.

Tenha um planejamento bem definido

As atividades que serão postas em prática dependerão da realidade corporativa. Para conhecê-la, é necessário considerar informações sobre perfil, estilo de vida e hábitos dos funcionários. Neste momento, há como adotar diferentes alternativas.

Alguns exemplos, são:

- Dinâmicas e gincanas;
- Palestras sobre temas diversos;
- Criação de um espaço saúde;
- Abordagens pessoais para análise de hábitos de vida.

Ao realizar esse planejamento, você verifica quais serviços são mais indicados para o plano de saúde da companhia.

Além disso, reduz a sinistralidade ao oferecer iniciativas adequadas ao perfil dos usuários.

Conscientize os colaboradores sobre a importância da saúde e segurança do trabalho

As ações só terão efeitos positivos se os profissionais entenderem sua importância.

Por isso, o indicado é optar por modelos de avaliação objetivos, que incluam medidas corporais e exames para incentivar a conscientização dos colaboradores. Ademais, ações educacionais e palestras são fundamentais.

4- Procure por parceiros que te ajudarão neste processo

As ações sugeridas devem ser aprimoradas com o auxílio de um parceiro estratégico.

Um bom exemplo é a Íons Benefícios, que oferece soluções de consultoria em benefício, plano de saúde, gestão de riscos, benefício flexível, seguro de vida e plano odontológico.

Por meio desses serviços, você engaja seus colaboradores, os incentiva a ter uma vida mais equilibrada e também reduz os desvios de resultados e tem uma atuação mais estratégica e direcionada.

Agora que você sabe o que fazer, que tal conhecer melhor a Íons Benefícios? Confira outros conteúdos do blog que te ajudarão a atingir os resultados desejados e entre em contato conosco!

 

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.