► TELEFONE (11) 3287-5158 / (19) 4062-9339 (suspensos temporariamente por conta do Covid-19)
WHATSAPP (11) 94006.5245 EMAIL: contato@ionsbenefiicos.com.br 

Saúde corporativa: veja como promovê-la na sua empresa

15.12.2020
Saúde corporativa: veja como promovê-la na sua empresa

A saúde corporativa é um conjunto de ações que as empresas promovem para garantir o bem-estar de seu capital humano. Esse é um tema de vital importância nas corporações modernas. Isso porque já ficou claro que equipes felizes e saudáveis são mais engajadas, produzem mais e geram os melhores frutos. Assim, ajudam o negócio a se destacar no mercado.

Por essa razão, gestores de recursos humanos e finanças devem trabalhar em conjunto para prover as melhores soluções de apoio ao bem-estar de seus colaboradores. Isso inclui, além de um ambiente de trabalho seguro, benefícios que ampliem o acesso do profissional aos melhores recursos de prevenção e cuidados com a saúde.

Quer saber mais sobre esse tema e como ofertar os melhores benefícios na sua empresa? continue a leitura!

Como a saúde corporativa impacta nos resultados?

Se analisamos a relação de um profissional com seu ambiente de trabalho, não é difícil concluir que, se ele não se sentir seguro e feliz, certamente não terá um bons frutos em suas funções.

O trabalho faz parte da vida do ser humano, que passa muitas horas se dedicando a ele. Os fatores próprios do local onde fazem as suas tarefas e o clima social que os rodeiam guiam o seu impulso para a busca dos melhores resultados. Portanto, a qualidade de vida geral do colaborador pode ser muito afetada se ele não se sentir bem com seu emprego.

Quando falamos da saúde mental, esses cuidados são ainda mais relevantes. Quadros de estresse e depressão podem ser difíceis de serem notados e só se tornam evidentes quando muito graves. Por isso é fundamental oferecer boas opções de cuidados psicológicos. Para realizar o trabalho com eficiência, o profissional precisa ter uma mente sã, além de boa saúde física.

Ainda mais, vale ressaltar que a preocupação com o bem-estar de seus colaboradores, além de criar um ambiente de trabalho mais produtivo, coopera para melhorar a imagem da empresa perante a sociedade. A fama de organização consciente e que trata bem seu capital humano é fundamental para ampliar a competitividade e atrair bons negócios no cenário atual.

Como implementar ações de melhoria da saúde corporativa?

Em primeiro lugar, para que um bom sistema de saúde corporativa seja incrementado, é preciso que haja uma mudança cultural nesse sentido. Promover a saúde e qualidade de vida no trabalho deve ser um propósito firme da empresa.

Para isso, a alta gestão precisa estar alinhada para buscar as melhores soluções com o melhor custo benefício. Quando isso acontece, o restante das equipes assume o propósito de modo natural. Portanto, se você quer que toda a sua equipe confie e aposte na saúde ocupacional, dê o exemplo.

Cada programa de qualidade de vida no trabalho deve ser único e personalizado para o seu negócio, de acordo com as necessidades e perfil das pessoas que o compõem. É importante que você descubra, antes de tudo, quais são os fatores que afetam, de modo negativo, o bem-estar de seus colaboradores e sobre os quais podem ser realizadas mudanças.

Respeito às normas de segurança e ergonomia, ginástica laboral, psicólogos ocupacionais e manutenção de um bom clima é vital. Também é bom incentivar hábitos que vão além do ambiente de trabalho, como a alimentação saudável, que é importante para saúde do corpo e mente.

Nesse sentido, a oferta de uma boa cantina na empresa, quando possível, ou de vales refeição e alimentação tem muito valor. Junto a essas ações, podem ser realizados eventos de conscientização, como palestras e workshops que evidenciem os benefícios de uma alimentação saudável.

A união da vida profissional e pessoal também é crucial para a satisfação das equipes. Por isso, esse é um dos elementos que mais impactam a saúde ocupacional. A forma de aplicá-lo é por meio de horários flexíveis. Dessa forma, os pais podem chegar mais tarde ou saírem mais cedo para levar e buscar seus filhos na escola.

Como fornecer os melhores benefícios para os colaboradores?

O bem-estar de seus colaboradores não é uma questão menor do que suas finanças ou aquisição de novos clientes. Na verdade, a boa atuação de cada pessoa, de cada departamento depende diretamente desse fator. Portanto, sem uma boa saúde corporativa não é possível atingir as metas de negócio traçadas.

Por essa razão, como já mencionamos, é vital que haja alinhamento entre o RH e o setor financeiro, para que, juntos, possam encontrar as melhores soluções e oferecer os benefícios certos para as equipes, dentro do capital disponível para esse fim.

Entre os benefícios mais buscados estão:

- os planos de saúde e odontológicos;
- o seguro de vida;
- participação nos lucros e resultados;
- vales refeição e alimentação;
- benefícios flexíveis
- convênios com farmácias e academias;
- previdência privada;
- auxílio educação;
- outros seguros empresariais.

Seus colaboradores não são apenas seres humanos. Cada um deles têm em suas vidas pessoas que amam e com as quais se preocupam diariamente. Por essa razão, eles precisam sair para o trabalho com a certeza de que, caso algum acidente aconteça, seus filhos, cônjuges e outros entes queridos não ficarão desamparados.

É para garantir essa tranquilidade e, consequentemente o maior engajamento de suas equipes, que 90% das grandes empresas, contam com seguros empresariais de ampla cobertura. Assim pode proteger todo o seu patrimônio e as pessoas que o compõem.

Bem mais que os benefícios comuns, os seguros de vida, patrimoniais e outros, garantem a provisão de recursos quando ocorrem perdas materiais, acidentes ou morte dos segurados. Essa é, sem dúvida, a forma mais efetiva de mostrar cuidado para com o capital humano da sua empresa.

Como oferecer o melhor pacote de benefícios?

Sejam quais forem os benefícios que você vá oferecer, é necessário que o negócio ocorra por meio de uma empresa especializada. Ela pode oferecer boa consultoria e gestão inteligente. Assim é possível ter o pacote ideal, com o melhor custo benefício para o seu negócio.

Cuidar da saúde corporativa é a melhor forma de se sobressair no mercado, contando com pessoas muito satisfeitas e envolvidas com seus resultados. Ainda mais, oferecer bons benefícios é a chave para atrair os melhores talentos para a sua empresa.

Esperamos ter ajudado você a entender como cuidar da saúde da sua empresa. Agora você está pronto para conhecer as melhores soluções em seguros e benefícios corporativos. Entre em contato conosco.

Filtrar
Newsletter

Assine nossa Newsletter para receber notícias e informações da Íons Benefícios

Veja também