Responsabilidade civil: Entenda a diferença entre E&O e D&O

15Jun2020

Os profissionais que realizam as tomadas de decisões das empresas são frequentemente responsabilizados pela suas ações e prejuízos causados por conta das suas decisões. Uma ação judicial, por exemplo, pode gastar todo o patrimônio de um dos executivos ou da sua empresa.

É um tema que preocupa todos os portes e ramos e justamente por conta dessas situações existem os seguros de responsabilidade civil D&O e E&O, destinados a empresários, executivos e profissionais autônomos que querem a proteção necessária para assegurar a defesa judicial e o reembolso dos prejuízos financeiros, mantendo o negócio sustentável.

No momento da contratação deve-se relacionar todos os tipos de problemas que podem surgir, garantindo assim que a apólice cubra os erros e omissões que possam ser realizados por seus profissionais. O ideal é manter a cobertura o tempo todo em que existir o negócio, pois não é possível saber quando o cliente entrará com uma ação.

Qual a diferença entre D&O e E&O?

O seguro D&O (Directors & Officers) tem como finalidade principal a proteção do patrimônio de seus executivos por conta de danos causados pelas suas decisões na gestão e administração da empresa, ou seja, é um benefício para os executivos da empresa. Ele é destinado a cargos de diretoria, administração, conselho e gerência. A empresa que contrata o seguro para seus diretores e fica segurada (é reembolsada) em casos de processos jurídicos contra os segurados da empresa.  Os danos podem ser materiais, corporais ou morais involuntários à terceiros. Esse seguro é indicado para todas as empresas que visam resguardar os seus administradores e diretores, que são responsáveis por agir em seu próprio nome.

Já o E&O (Erros & Omissões) tem como finalidade cobrir o pagamento das despesas resultantes dos danos causados pelo profissional por erros na prestação de serviços da empresa, é considerado um seguro que ameniza os riscos da empresa e não um benefício. Ações ou omissões involuntárias que possam ocasionar danos a terceiros. Esse seguro é indicado para hospitais, construtoras e escritórios de engenharia, cartórios, clínicas veterinárias, escritórios de arquitetura, escritórios de advocacia, contabilidade e agências de turismo.

Quem pode contratar o seguro D&O ou E&O?

O D&O só poderá ser contratado por meio do CNPJ da empresa para os seus gestores que possuem cargos de poder como diretores, gerentes e presidentes.

O E&O pode ser contratado pela empresa ou pelo profissional. Indicado para diversas atividades de profissionais liberais, como advogados, dentistas, engenheiros e médicos.

Porque devo contratar o seguro de responsabilidade civil?

O RC Profissional contempla os seguros E&O, D&O entre outros e possui como principal função proteger as empresas de situações imprevisíveis e as manter preparadas para ter a assistência adequada aos que foram lesados com os danos causados pelo segurado, mesmo que indiretamente.

Por conta disso, essa proteção traz diversos benefícios para a empresa, como:

- Segurança na tomada de decisão
- Protege o patrimônio dos executivos
- Economiza tempo e dinheiro nas ações

Se a sua organização precisa se adaptar rapidamente ao novo normal, preza pela segurança e qualidade de vida dos seus funcionários e executivos além da redução de riscos financeiros da empresa, ela pode contar, sem qualquer custo adicional, com uma Consultoria de Benefícios e Seguros Empresariais com as melhores opções do mercado. A Íons possui várias soluções que podem se encaixar perfeitamente no que você precisa, passando pelos Seguro Saúde, Plano Odontológico, Seguro de Vida, e também os seguros de proteção financeira como Responsabilidade Civil D&O e E&O, Cyber Risk e outras soluções para a sua empresa.    

 

Para mais informações, entre em contato conosco por e-mail: [email protected] e agende uma reunião virtual.

Fonte: Tudo sobre seguros

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.