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Pesquisa de satisfação do funcionário: Quando fazer?

08.12.2020
Pesquisa de satisfação do funcionário: Quando fazer?

O ideal é realizar a pesquisa de satisfação do funcionário com regularidade pré definida, como anualmente ou mensalmente, e repetir, para a empresa criar um histórico e poder comparar a evolução com as ações tomadas. Mas também quando a produtividade e o desempenho estão caindo ou mesmo subindo, para entender melhor o que está acontecendo. Uma coisa é certa: com os colaboradores insatisfeitos, certamente a empresa vai notar o maior número de evasão, mais faltas e muitos outros aspectos.

Você pode realizar a pesquisa de satisfação do funcionário criando perguntas para saber melhor por exemplo como anda o clima organizacional e vários outros aspectos. Quais são as expectativas criadas pelos colaboradores? O que acham das condições de trabalho? O salário está adequado ou abaixo da média? A comunicação com a chefia? O respeito entre as pessoas? Existem muitas perguntas a serem feitas!

Pesquisa de satisfação do funcionário e sua relação com o clima

Muitas empresas consideram que o clima organizacional seja a própria pesquisa. Em partes, estão corretos nestes aspectos. Ela deve dar ênfase nestes aspectos para ajudar o setor de RH. Eles devem identificar os motivos que causam insatisfação, e quando há insatisfação isso se reflete no clima organizacional.

Não basta pagar os salários em dia para que o colaborador se sinta satisfeito. Dessa forma, todos os aspectos podem influenciar na qualidade de vida dentro da empresa.

É importante analisar a qualidade dos materiais, jornada de trabalho diária, plano de marketing, instalações conhecimento de planos dentro da empresa e muitos outros, nível de autonomia, nível de controle, chefias preparadas.

Portanto, se você nota que sua empresa está perdendo no quesito de desempenho, observe todas as mudanças que estão sendo realizadas e que podem estar causando essa insatisfação que ora não ocorria.

Quando devo realizar?

Em suma, é muito importante realizá-la anualmente para coletar dados e descobrir o que será possível melhorar. Isso deve ocorrer principalmente quando ocorre:

Aumento de faltas: A queda da assiduidade demonstra insatisfação e os colaboradores podem arrumar qualquer pretexto para poderem faltar ao trabalho. Sendo assim, alguns deles até podem estar forçando a própria demissão para que tenham os direitos.

Maiores pedidos de demissão: Mesmo que precise de dinheiro, muitos especialistas preferem a demissão que as pressões causadas pelo ambiente de trabalho. Dessa forma, poderá ocorrer por vários motivos: salário abaixo da média, sobrecarga, más condições de trabalho, negação de direitos e muitos outros.

Reclamações dos clientes: Os funcionários precisam se sentirem motivados para realizar o trabalho. Então, quando isso não acontece, é comum que o serviço seja realizado de forma incompleta. Causando, portanto, a insatisfação dos consumidores.

Clima pesado no ar: Os funcionários não trabalham mais da forma motivada que antes. Não conversam, não se animam para novos projetos. Esse é o momento decisivo para ter certeza de que algo não está correndo como o esperado.

Quais perguntas realizar neste questionário?

Sempre existirá algumas perguntas essenciais que devem ser realizadas no questionário de pesquisa de satisfação do funcionário. Porém o mais importante é definir claramente o que se quer com a pesquisa. Tendo a meta e objetivo estabelecidos é que se deve definir as perguntas. Aqui vai apenas algumas delas:

- O quanto você se sente realizado com o trabalho que você fez nos últimos 6 meses?
- O que pensa que poderia melhorar de maneira geral na empresa para que se sentisse mais realizado?
- Dos 5 dias da semana que passou, quantos você acordou com vontade de vir trabalhar na empresa?
- Levando em consideração as últimas semanas, com que frequência você esteve estressado (a) com o trabalho?
- Como avalia a comunicação e o relacionamento entre você e seu chefe?
- E com os seus colegas de trabalho?
- Gostaria de inserir mais benefícios como Plano de Saúde Empresarial, Plano odontológico, Seguro de Vida, etc? Se pudesse escolher um, o que melhoraria?
- Se pudesse escolher algo que gostaria que não houvesse na empresa, o que seria?
- O quanto você acredita que aprendeu e cresceu profissionalmente nos últimos 12 meses?
- Você indicaria a empresa para uma vaga para o seu melhor amigo?

São muitas as possibilidades a serem exploradas e pesquisa na verdade é uma ciência. A pergunta pode ser do tipo aberta, onde a pessoa escreve o que quiser, ou do tipo pergunta fechada, onde a pessoa escolhe entre as alternativas colocadas.  E uma dica: não se esqueça de manter sempre o texto claro e objetivo. Tanto na pergunta, quanto nas possiblidades de resposta. Por isso é interessante usar a tecnologia e sobretudo a expertise e a experiência de especialistas a seu favor.  

A Íons Benefícios possui várias soluções para melhorar ou inserir benefícios na sua empresa para atrair e aumentar a produtividade dos funcionários, que podem se encaixar perfeitamente no que você precisa, passando pelos Seguro Saúde Empresarial, Plano Odontológico Empresarial, Seguro de Vida Empresarial, e também os seguros de proteção financeira como Responsabilidade Civil D&O e E&O, Cyber Risk e outras soluções para a sua empresa.    

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