O que é BPO: entenda esse processo e inclua agora mesmo na sua empresa

18Fev2021

O que é BPO e como aplicá-lo são dúvidas comuns entre gestores e donos de empresas. Afinal, a sigla vem do inglês e agora começa a ganhar força no Brasil, com a revolução do RH e a chegada do RH 4.0.

Nesse sentido, com o avanço tecnológico e também com a alta demanda de agilidade das empresas, é essencial conhecer as novidades de gestão que surgem a cada dia. Pensando nisso, o BPO surge como uma possibilidade para melhoria das ações internas de uma empresa.

Ademais, dominar o que é BPO pode te ajudar a melhorar o ambiente de trabalho e até mesmo a economizar recursos financeiros, algo sempre fundamental para qualquer companhia.

Assim, se você não sabe o que é BPO ou conhece pouco sobre o tema, chegou ao lugar certo! Continue a leitura desse artigo até o final e saiba como esse processo pode ser vantajoso, útil e positivo para a sua empresa. Confira!

Afinal, o que é BPO?

BPO é uma sigla em inglês que significa “Business Process Outsourcing”. Quando nós traduzimos para o português, é algo como “Terceirização de Processos de Negócios”.

Em resumo, esse é um processo que designa a contratação de uma empresa terceirizada para realizar trabalhos ou prestação de serviços dentro do seu negócio.

Assim, ao invés de todas as tarefas e demandas da sua companhia ficarem a cargo da própria empresa, ela é dividida com outras empresas terceirizadas que atuam como executoras de atividades-meio.

Como exemplo, podemos citar a contratação de um escritório de advocacia por uma Agência de Marketing. A terceirizada auxiliará a empresa dentro das questões legais, contudo, não realizará a atividade-fim da contratante.

Pontos positivos do BPO

De antemão, vale ressaltar que o BPO só pode ser inserido em atividades-meio. Afinal, o Tribunal Superior do Trabalho proíbe a terceirização para atividades-fim em nosso país.

Desse modo, ao contar com uma empresa para cuidar de suas atividades-meio, seu negócio pode focar no que realmente importa e centralizar os esforços 100% na atividade principal.

Nesse sentido, veja abaixo os principais benefícios em ter um processo de BPO na sua empresa e aplique agora mesmo essa técnica:

Economia de tempo

Quando você conta com a prática de BPO na sua empresa, os funcionários poderão se dedicar exclusivamente aos seus afazeres. Assim, cada pessoa da sua equipe terá foco nas suas atividades principais e não precisará se preocupar com “novas” tarefas que surgem no dia a dia.

Otimização de recursos

Além disso, após entender o que é BPO você poderá economizar já que não precisará contar com muitos funcionários para realizar tarefas que podem ser terceirizadas. Assim, você evita gastos trabalhistas e oneração com colaboradores em excesso.

Menos sobrecarga aos funcionários

Sob o mesmo ponto de vista, o BPO ajuda a retirar excesso de trabalho dos empregados. Afinal, a demanda será toda da empresa terceirizada e não haverá mais “furos” e problemas rotineiros que causem transtorno no ambiente de trabalho

BPO e o setor de RH: melhorias nítidas!

Após saber o que é BPO, entenda que ao contar com o processo de BPO no seu RH, você poderá ter inúmeras vantagens, como:

- Economia de tempo e recursos em processos de admissão e demissão;
- A responsabilidade de treinamentos pode ser delegada para a -terceirizada;
- Otimização do seu RH: passe toda a parte burocrática para a empresa contratada;
- Ademais, a terceirizada poderá implementar novas práticas, softwares e tecnologias dentro da sua empresa.

Em síntese, o BPO no RH aliviará a sobrecarga de seus funcionários e garantir uma melhor performance deste setor.

Como escolher uma empresa para o BPO no seu negócio?

Por fim, é fundamental contar com uma boa empresa terceirizada para que o seu processo de BPO seja bem estruturado. Desse modo, recomendamos que você siga alguns critérios como:

- Pesquise por empresas que tenham boa reputação no mercado;
- Tenha em mente que ela precisa ser especialista na sua área de atuação;
- Informe-se sobre os profissionais da terceirizada e veja se eles possuem excelência no que fazem.

A Íons Benefícios oferece serviços especializados em Benefícios Corporativos. Assim, sua empresa pode focar em ações para crescimento e expansão dos negócios, enquanto a Íons oferece os melhores benefícios para os seus colaboradores.

Agora que você sabe o que é BPO, conheça nosso blog e saiba mais sobre gestão e benefícios corporativos.

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.