NOVEMBRO AZUL: Câncer de próstata e o diagnóstico no plano de saúde

12Nov2018

A campanha de câncer de mama, em Outubro, é muito conhecida e divulgada em todos os cantos para incentivar as mulheres a cuidarem da sua saúde. Mas, e os homens?

O Câncer de Próstata, tipo comum entre os homens, é considerada a causa de morte de 28,6% da população masculina. No Brasil, a estimativa é que um homem morre a cada 38 minutos devido a essa doença.

Para alertar e conscientizar sobre esse assunto, surgiu o Novembro Azul que destaca as formas de descobrir a doença antecipadamente e tirar o receio dos homens para a realização dos exames de rotina.

Quais os fatores de risco?

- Histórico familiar

- Raça: homens negros sofrem maior incidência

- Obesidade

Quais os sintomas?

Na fase inicial, não apresenta sintomas. Quando alguns dos sinais abaixo começarem a aparecer, sinal que já estão na fase avançada.

- Dor óssea

- Dor ao urinar

- Vontade de urinar com frequência

- Presença de sangue na urina

Como diagnosticar?

Existem dois exames capazes de descobrir a doença: o antígeno prostático específico (PSA) que rastreia e define a sequência de tratamento com neoplastia de próstata e o exame de toque que dura segundos, é indolor e não afeta em nada a masculinidade do homem. Os dois exames juntos conseguem diagnosticar 80% dos casos. A única forma de garantir a cura é o diagnóstico precoce.

Alguns planos de saúde oferecem cobertura relacionadas ao diagnóstico e tratamento, como: dosagem de PSA, biópsia prostática, exames de ressonância, tomografias, cintilografia, prostatectomia, quimioterapia sistêmica entre outros. A escolha do plano ideal é muito importante para prevenir-se de doenças, tendo acesso a médicos e cuidados especializados.

Entre em contato conosco para esclarecer dúvidas referentes a Plano de saúde e Seguro de vida, afinal, a maior riqueza que um homem pode ter é a sua própria saúde.

Fontes:
Biblioteca Nacional da Saúde
Sociedade Brasileira de Urologia

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.