JANEIRO BRANCO – Saúde mental: entenda como a terapia pode te ajudar

03Jan2020

Um novo ano se inicia, e com ele renova-se a lista de objetivos a serem alcançadas em 2020, como por exemplo: começar a academia, guardar dinheiro, comprar um carro, entrar na faculdade, ser uma pessoa melhor, entre outras. Os meses vão passando e milhares de vezes os desejos e sonhos são esquecidos e se transformam em sensação de fracasso, ansiedade, depressão ou qualquer outro sentimento que lhe faça pensar que não saiu do lugar, que está parado no tempo e não conseguiu atingir as metas definidas.

Dessa forma a autoestima começa a cair, surgindo assim dúvidas e percepções negativas em relação a si próprio como: “será que ele é melhor que eu?”, “eu queria ser igual a ele”, “eu faço tudo errado”.  Todas as coisas que no início do ano eram motivações se tornam obstáculos, desapontamentos e frustação.

Por conta dessas situações é válido procurar terapias para ajudar a compreender quais pontos podem ser melhorados para alcançar os objetivos ou como lidar com os problemas, trazendo assim o bem estar e cuidando da saúde mental para as desilusões não gerem consequências graves como doenças. Segundo o psicanalista Marcos Borba: "Terapia é para quem está no caos emocional e psicológico, mas também para quem não quer entrar nele".

Mas como um psicólogo pode me ajudar?

Normalmente, quando as pessoas percebem que não conseguiram cumprir nada da lista elas não entendem aonde estão errando. A terapia auxilia a encontrar quais os motivos e a priorizar os pontos mais importantes em sua vida. O preconceito existe, porém deve-se sempre lembrar que ela serve para ter qualidade de vida, conquistar estabilidade emocional e ser feliz.

É importante avaliar o terapeuta que tenha qualificação para atender e que o processo seja sério e com ética. Também é necessário desenvolver a confiança por conta das questões íntimas que são trazidas pelos indivíduos. A terapia é um processo, não acontece como mágica e deve ser realizada da forma mais natural possível para alcançar o sucesso. Portanto, deve se procurar um terapeuta que melhor se encaixe com você.

A Íons Benefícios está disposta a ajudar a sua empresa para encontrar os benefícios que tragam qualidade de vida física e mental para seus funcionários, aumentando a produtividade e a proatividade. Além de planos de saúde também auxiliamos em planos odontológicos, seguros de vida, seguros empresariais e vales refeição, alimentação e transporte. Entre em contato conosco e agende uma visita.

 

Desejamos um ótimo 2020 a todos!

 

Fonte: Terra

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.