FEVEREIRO ROXO – Mês de conscientização e combate ao Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia

13Fev2020

Lúpus, Alzheimer e Fibromialgia são três doenças incuráveis que precisam de conscientização da população. O Fevereiro Roxo surgiu para incentivar os indivíduos a procurarem lugares para realizar os exames certos precocemente pois ambas as doenças são autoimunes degenerativas. Portanto, para garantir a melhor qualidade de vida deve ser feito o tratamento correto.

O que são doenças autoimunes?

Uma doença autoimune é aquela em que ocorre o mau funcionamento do sistema imunológico, levando o corpo a atacar o seu próprio tecido por engano. A maioria dessas doenças são crônicas, ou seja, não são transmissíveis e podem ser controladas com tratamento. Os sintomas podem aparecer e desaparecer continuamente, sem causa aparente.

O que é Lúpus?

O Lúpus é uma doença inflamatória que afete vários órgãos e tecidos como pele, articulação, rins e cérebro. Os sintomas mais frequentes são dores, manchas no corpo e sensibilidade ao sol, porém os sintomas e a gravidade variam de acordo com o órgão afetado. O tratamento inadequado pode levar a morte do indivíduo.

"Cuidados diários como a proteção solar e uso de medicamentos imunossupressores são algumas medidas tomadas para controlar os efeitos do Lúpus. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem garantir ao paciente com Lúpus uma vida normal", explica o reumatologista Dawton Torigoe.

O que é Alzheimer?

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que apresenta perda de memória, comprometimento das atividades diárias e vários sintomas neuropsiquiátricos que podem ocasionar alterações comportamentais que pioram ao longo do tempo. A causa da doença ainda é desconhecida, porém acredita-se que seja geneticamente determinada. Quando é feito o diagnóstico precoce e o tratamento adequado pode ocasionar alívio dos sintomas e a estabilização ou retardo da progressão da doença.

"Realizar atividades que forçam o estímulo mental como leitura e jogos de raciocínio, podem ajudar a prevenir a doença. Já para o paciente que tem o Alzheimer, a reabilitação atrelada ao tratamento medicamentoso específico e a exercícios físicos melhora, significativamente, sua qualidade de vida", ressalta o neurocirurgião Guilherme Lepski. 

O que é Fibromialgia?

A Fibromialgia caracteriza-se por dores crônicas em variadas partes do corpo, especialmente nas articulações e pode possuir outros sintomas como falta de disposição, insônia e cefaleia. A causa específica da doença ainda é desconhecida, porém normalmente os níveis de serotonina são mais baixos e desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos.

"Um aspecto fundamental do tratamento, é a atividade física, especialmente a aeróbica: caminhada, corrida e natação. Elas são extremamente importantes para a melhora de todos os sintomas da doença", afirma o Dr. Torigoe.

Sua organização preza pela saúde e pelo bem-estar dos funcionários e também se preocupa com os custos da empresa? A Íons Benefícios possui várias soluções que podem se encaixar perfeitamente no que você precisa! Para mais informações, entre em contato conosco por email ou por telefone: (11) 3132.7748 e agende uma visita.

 

Fonte: Ministério da Saúde

Fonte: Drauzio Varella

Fonte: Folha Vitória

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.