Febre Amarela ainda preocupa. Saiba mais!

09Mai2017

A febre amarela está preocupando as autoridades de saúde pelo aumento de casos no Brasil. Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado no dia 27 de abril, foram confirmados 715 casos, com 240 mortes. 
Minas Gerais é o estado com mais notificações (1.592), seguido do Espírito Santo (758), São Paulo tem 368 suspeitas.


A doença
A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai o vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos, por cerca de três dias. 
A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.
Segundo a Dra. Regina Tranchesi, infectologista e diretora Técnica do Hospital 9 de Julho, a vacina é a principal forma de se prevenir e controlar a doença. 


Sintomas da doença
O período de incubação do vírus no homem varia de 3 a 6 dias, podendo se estender por até 15 dias. Os sintomas são inespecíficos, como febre, calafrios, cefaleia (dor de cabeça), lombalgia, mialgias generalizadas, prostração, náuseas e vômitos.

Como funciona a vacina 
A vacina é constituída de vírus vivos atenuados (cepa 17D) que, em contato com as defesas do organismo, estimulam a produção de anticorpos contra o vírus. Ela é aplicada na região do braço via subcutânea. Seu efeito ocorre 10 dias após a aplicação e o Brasil adotou uma dose única de vacina da febre amarela, válida por toda a vida. “Caso alguém não possua a carteirinha ou não lembre se tomou ou não a vacina, pode se vacinar novamente, sem efeito”, diz a médica.

Segundo a médica, é recomendável que tome a vacina quem vai viajar para regiões de matas e rios da região Norte e Centro-Oeste; estado do Maranhão, sudoeste do Piauí, oeste e extremo-sul da Bahia, estado de Minas Gerais e oeste de São Paulo e norte do Espírito Santo, além dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na região Sul. “É preciso tomar a vacina 10 dias antes de viajar”, alerta a Dra. Regina.

Alguns países também exigem a vacinação contra a febre amarela como: Austrália, Bolívia, Bahamas, China, Colômbia, Cuba, Egito, Polinésia Francesa, Índia, Indonésia, Paraguai, Cingapura, Jamaica, África do Sul e Tailândia.


ATENÇÃO: No entanto, se você tem mais de 60 anos de idade, o risco de reações adversas à vacina aumenta. A recomendação é procurar seu médico para que ele avalie o benefício e o risco da vacinação. “Quando a pessoa não pode se vacinar, deve evitar viagens para locais com surtos, usar roupas fechadas e repelentes”, diz a médica.


Outras vacinas
Muitas pessoas têm dúvida sobre tomar vacinas no mesmo dia. A Dra. Regina Tranchesi esclarece que o ideal é dar um intervalo de 15 dias entre a vacina da gripe e da febre amarela.
Isso porque a vacina da gripe é produzida a partir de “pedaços de vírus”, enquanto a da febre amarela é composta por vírus atenuados. “É importante falar com seu médico, pois outras vacinas, como rubéola e sarampo, não devem ser tomadas junto com a da febre amarela”, afirma a médica.

 

Por: Dra. Regina Tranchesi, infectologista e diretora Técnica do Hospital 9 de Julho, em entrevista exclusiva para a Íons Benefícios

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.