Dicas para melhorar seu humor no home office durante a pandemia

19Nov2020

A pandemia causou vários impactos nas empresas e nos seus funcionários, tendo que se adequar a nova realidade. Uma delas foi o home office, tendo que criar um ambiente de escritório dentro de casa de uma hora para outra. Alguns conseguiram separar um espaço específico para o home office e outras se contentaram com laptop no sofá durante o período de quarentena.

Por mais que a vacina já esteja a caminho da população, muitas empresas não irão manter o modelo antigo de ir ao escritório todos os dias em tempo integral. A combinação presente entre o trabalho em casa, lidar com as responsabilidades domésticas e manter o distanciamento afetou mais o psicológico, gerando assim muitos casos novos de depressão e síndrome do pânico.

Uma pesquisa realizada pelo Linkedin, com 2 mil entrevistados, apresentou o aumento do estresse e da sociedade entre os profissionais, com os seguintes dados:

• 62% se sentem mais ansiosos e estressados com o trabalho do que antes
• 39% estão solitários devido à falta de contato com os colegas de trabalho
• 30% estão estressados pela ausência de momentos de descontração no trabalho
• 20% possuem insegurança por terem dificuldades em saber o que está acontecendo com a equipe de trabalho
• 33% estão mais produtivos pela falta de interação com os colegas e redução das interrupções relacionadas ao ambiente do escritório
• 68% tem trabalhado pelo menos 1 hora a mais por dia, com profissionais chegando a trabalhar até 4 horas a mais/dia (21%).
• 24% se sentem pressionados a responder mais rapidamente e estar online por mais tempo do que normalmente estariam
• 18% estão preocupados em se mostrar ocupado com o trabalho tem relação com o medo de perder o emprego
• 27% direcionam e-mails fora do horário do expediente para mostrar que, mesmo em casa, estão trabalhando muito

Com base no diretor geral do Linkedin Brasil, o que causa o estresse não é o home office em si, mas toda a insegurança causada pela necessidade de se mostrar ativo, produtivo, tentando entender se o trabalho está sendo visto da forma que o profissional gostaria.  Atualmente, para ajudar a passar por esse período sem afetar o psicológico, a maioria dos planos de saúde empresariais possuem ferramentas para melhorar o período de quarentena e estresse, como, por exemplo, a telemedicina e psicologia online. Além disso,  existem algumas dicas que podem melhorar o ambiente de trabalho em casa, como:

Abra a janela e deixe a luz natural entrar.

A luz natural e o ar fresco são ótimos aliados da saúde mental, estimulando o cérebro a liberar a serotonina. Assim, contribui com a sensação de calma e concentração, além de melhorar o humor e reduzir a ansiedade.

Controlar o barulho ao redor

Os ruídos externos e internos possuem o potencial de causar distrações, pois nosso cérebro está sempre ligado procurando por mudanças e estímulos.

Organize seu ambiente de trabalho

A bagunça pode aumentar o nível dos hormônios do estresse, aumento a quantidade de estímulos que o ambiente gera. É necessário fazer uma limpeza, organizar o ambiente e os matérias que você não usa com tanta frequência.

Fique em pé, levante-se!

Não só a saúde da mente é importante, mas também do corpo. Aumentar a energia libera as endorfinas que produzem o bem-estar. Levantar-se, esticar o corpo, fazer pausas para caminhadas são necessárias para o bom funcionamento do organismo.

Mantenha o contato ativo

O contato social é indispensável para controlar o psicológico. Os aplicativos de vídeo-chamadas e o telefone estão aí para manter as conversas em dia. Porém, se o local aonde vive te permite, pode até marcar encontros presenciais em áreas sem aglomeração e com uma boa ventilação. Claro, sempre mantendo o distanciamento mínimo, usando álcool em gel e a máscara de proteção.

E, por final, seja compreensível e compassivo consigo mesmo. Afinal, não somos máquinas e não precisamos estar ativos e produtivos 100% do tempo. Alguns dias só dará para fazer o mínimo necessário, e tudo bem. Sinta o estresse, mas não deixe que ele o consuma e afete seu organismo.

O Coronavírus causou um grande impacto em vários setores do país afetando a vida pessoal e profissional de todos. Se a sua empresa também quer se adaptar ao novo normal, prezando pela segurança e qualidade de vida dos seus funcionários e executivos, além de reduzir os riscos financeiros da empresa. Pode contar, sem custo adicional, com uma consultoria para gestão de benefícios para a empresa como a Íons.

A Íons Benefícios possui várias soluções que podem se encaixar perfeitamente no que você precisa, passando pelos Seguro Saúde, Plano Odontológico, Seguro de Vida, e também os seguros de proteção financeira como Responsabilidade Civil D&O e E&O, Cyber Risk e outras soluções para a sua empresa.    

Para mais informações, entre em contato conosco AQUI ou por e-mail ([email protected]) e agende uma reunião virtual para sanar todas as suas dúvidas.

Fonte: BBC

Fonte: Globo

Fonte: Forbes

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.