CYBER RISK: Seguro cibernético x riscos do coronavírus

28Mai2020

Com a pandemia de coronavírus foram elaboradas algumas tendências que estão se confirmando com o estimulo causado pelo aumento da utilização da internet para o Home Office, lojas virtuais e a comunicação profissional e pessoal. Um dos efeitos negativos é o crescimento dos crimes cibernéticos, por conta da utilização da rede por pessoas que não possuem treinamento correto e atuam em ambientes corporativos que não possuem um sistema de segurança da informação. O momento em que vivemos é inconstante, não temos certeza que quando e como será o retorno as atividades presenciais, dessa forma a atitude imediata deve ser direcionada para a segurança das redes.

O Congresso Nacional e o Poder Executivo estão tentando atrasar os efeitos da Lei Geral de Proteção de Dados para garantir um tempo adicional para as empresas se adequarem as obrigações e demandas da LGPD, permitindo que possam se preparar melhor e antecipar as prováveis ações da futura Agência Nacional de Proteção de Dados.

 

Antes das ocorrências de 2020, os criminosos cibernéticos criavam por ano em torno de 120 milhões de malwares. Como a pandemia força cada vez mais o trabalho remoto, algumas empresas já estavam despreparadas para os riscos cibernéticos que agora foram agravados, surgindo novos obstáculos a cada minuto. As empresas necessitam, em média, de mais de 100 dias para reconhecer e tratar um ataque contra seu sistema, de forma que se tornem mais vulneráveis.

"As novas tecnologias visam proporcionar vários benefícios à população e aos usuários, algo que eles alcançaram. No entanto, essas vantagens também são acompanhadas de riscos, de modo que, além de oportunidades, também trazem novas ameaças", menciona Miguel Ángel Mendoza, especialista em segurança de TI no Laboratório de Pesquisa da ESET América Latina.

Riscos associados à tecnologia em alerta

- Inteligência Artificial: como manipulação por meio de fake News, como as interfaces de cérebro-computador e hiper-automação, ou seja, combinação de robótica com inteligência artificial.
- Tecnologia 5ªG: as tecnologias dependem de alta velocidade por conta disso é necessário criar sistemas seguros e confiáveis, além de modernos dentro dos meios existentes.
- Computação quântica: reduz o tempo para resolver problemas matemáticos, se destaca pois a capacidade de processamento pode tornar os algoritmos criptográficos impraticáveis, assim haveria o risco de inutilizar as infraestruturas críticas e sistemas de segurança de dados.
- Computação em nuvem: tem potencial de desenvolver variados setores, expandir o acesso tecnológico e vincular-se a outras tecnologias. Ao mesmo tempo, com cada vez mais informações pessoas cria-se riscos a privacidade e segurança de dados.

Esses ataques cibernéticos possuem diversas formas e podem ir para o ambiente físico. Ou seja, os ataques a infroestruturas começam a aparecer em setores de energia, saúde e transporte.. Por conta disso é extremamente importante contratar um seguro cibernético e se precaver dos riscos que podem existir.

Se a sua organização precisa se adaptar rapidamente ao novo normal, preza pela segurança e qualidade de vida dos seus funcionários e pela redução de riscos financeiros da empresa, ela pode contar, sem qualquer custo adicional, de uma Consultoria de Benefícios e Seguros Empresariais com as melhores opções do mercado. A Íons possui várias soluções que podem se encaixar perfeitamente no que você precisa, passando pelos Seguro Saúde, Plano Odontológico, Seguro de Vida, Seguros de Responsabilidade Civil, como D&O, E&O, Cyber Risk e outras soluções para a sua empresa.    

Para mais informações, entre em contato conosco por e-mail: [email protected] e agende uma reunião virtual.

 

Fonte: Pequenas Empresas Grandes Negócios

Fonte: ComputerWord

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.