CORONAVÍRUS: Como manter a imunidade em dia?

22Abr2020

O tempo inteiro estamos sujeitos a vários tipos de doenças. Qualquer distração pode fazer com que o sistema imunológico não consiga dar conta de cuidar do nosso corpo, por conta disso é essencial entender os hábitos para proteger nossa imunidade contra qualquer obstáculo.

Em tempos de Coronavírus, o sistema imunológico virou o centro das atenções. Como não existem medicamentos ou vacinas para nos defender contra ele, depende de como o vírus vai responder em casa organismo. Apesar de não impedir a contaminação da doença, é importante para ajudar na luta contra o Covid-19.

As quatro principais dicas são: prática de exercícios, reduzir o estresse, ter uma alimentação adequada e dormir bem. Lembrando que não existe imunidade alta, apenas normal e baixa, segundo o infectologista Alberto Chebabbo:

"Ou seja, quem tem imunidade normal, tem o risco de contrair a doença e desenvolver os sintomas. Quem tem imunidade baixa, inclusive os idosos, porque seu sistema imunológico já envelheceu, tende a apresentar os sintomas mais graves da doença"

Porque essas dicas são importantes?

Cada uma delas tem uma forma diferente de atuar no sistema imunológico. Quando existe uma nova ameaça, o organismo volta para o zero e constrói todas as defesas fundamentais. No caso de vírus, esse procedimento é mais demorado do que a multiplicação do desse tipo de microrganismo, assim o adversário é mais rápido que o desenvolvimento de mecanismos de ação.

Como afeta a nossa imunidade?

Dormir bem é uma necessidade muito importante pois durante esse período temos maior formação de células de defesa pela medula óssea. Portanto, quando não dormimos bem o corpo não tem o tempo suficiente para se recuperar. Ao praticar exercício, libera-se hormônios que regulam o sistema imunológico e quando não nos estressamos o nosso corpo não produz as substâncias que nos afetam. Ao seguir uma dieta correta, fornecemos energia para o funcionamento adequado das células de defesa, porém não é o momento adequado para realizar dietas para emagrecer pois a maioria delas acaba diminuindo nossa imunidade.

Quais alimentos podem melhorar a imunidade?

Em relação a dieta, deve-se sempre montar um prato colorido e cheio de nutrientes, como o zinco e o selênio presentes nas carnes vermelhas, fígado de frango e castanha do Pará entre outros. Outro ponto importante é evitar ou diminuir o consumo de álcool e sódio pois podem prejudicar nosso sistema imunológico, prejudicando a capacidade de combater infecções virais e retardando o funcionamento das proteínas que regulam o sistema. Alguns exemplos de alimentos que devem ser consumidos são:

- Vegetais verdes escuros: Brócolis, couve e espinafre possuem ácido fólico que auxilia na produção de glóbulos brancos. Esse nutriente também pode ser encontrado no feijão, cogumelos e fígado.
- Frutas cítricas:  Laranja, kiwi, acerola e tomate, além de couve, pimentão e brócolis possuem muita vitamina C, responsável por aumentar a resistência do organismo.
- Oleaginosas: Nozes, castanhas, óleos vegetais e amêndoas são ricos em vitamina E, que age no combate a diminuição da atividade imunológica.
- Alimentos com zinco: Carne, cereais, castanhas, sementes e leguminosas possuem uma alta concentração de zinco, capaz de atuar contra resfriados e gripes.
- Alimentos com ômega-3: Azeite e salmão possuem ômega 3, que age contra as inflamações.

Portanto, se sua organização preza pela qualidade de vida dos funcionários e seus dependentes, mas também se preocupa com os custos da empresa deve contar com uma consultoria de benefícios para entender as melhores opções do mercado. A Íons Benefícios possui várias soluções que podem se encaixar perfeitamente no que você precisa, como por exemplo, planos odontológicos, planos de saúde, seguro de vida e benefícios corporativos como vale alimentação, vale refeição e vale transporte. Estamos em home office mas atendendo normalmente nossos clientes, inclusive realizando estudos e implantações para que os funcionários tenham os benefícios e coberturas adequadas. Para mais informações, entre em contato conosco por e-mail: [email protected] e agende uma reunião virtual.

 

Fonte: BBC

Fonte: MinhaVida

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.