Coronavírus: Como funciona o atendimento médico a distância e quais suas vantagens?

14Mai2020

A pandemia de Coronavírus em que nos encontramos mudou a rotina de todo mundo, inclusive de consultas médicas. Nas últimas semanas foi aprovada a lei que permite o uso da telemedicina, portanto quem precisar pode fazer a consulta a distância com um especialista, acesso a médicos sem ter que sair de casa, a qualquer momento.

O Conselho Federal de Medicina reconheceu essa modalidade de atendimento enquanto durar o combate à doença para evitar o colapso do sistema de saúde brasileiro.  Mais de 5 milhões de pessoas já buscaram o serviço do TeleSus, a teleconsulta é fundamental para manter pacientes, principalmente aqueles que são grupo de risco, dentro de casa.  Porém, simultaneamente existe a expansão de equipes médicas, confecção de leitos e respiradores, além de modificar espaços culturais em centros de atendimento e triagem para o coronavírus.

Quais as vantagens da teleconsulta?

- Regiões com difícil acesso ou dificuldade de locomoção podem utilizar o serviço.
- Diagnóstico preciso, pois os médicos podem trocar opiniões e conhecimento com outros especialistas.
- Otimiza o tempo e os custos para médicos e para pacientes, pois não precisa de deslocamento e pode ser solucionado com agilidade.
- Segurança dos dados, pois o conteúdo armazenado precisa estar dentro das normas de segurança definidas pelo pais, com mais privacidade que prontuários físicos. Todos os atendimentos devem ter as informações registradas com horário e dados do atendimento e número de registro do Conselho Regional de Medicina.

A telemedicina simplifica a troca de experiências entre as equipes médicas, reduzindo a procura por consultas iniciais presenciais, permitindo que diversos médicos em diversas regiões diferentes dos pacientes possam atendê-los. Surgindo após as recomendações para ir ao hospital apenas quem estiver com sintomas fortes relacionados ao Covid-19. Além de tudo, o coronavírus não é o único problema na saúde. As outras doenças permanecem sendo detectadas e tratadas, e um contágio pelo vírus pode piorar a saúde das pessoas já doentes.

Qual a diferença entre teleconsulta, telemedicina e telessaúde?

Normalmente ouvimos os três nomes em conjunto ou até como se fossem a mesma coisa, mas existem algumas diferenças.

A teleconsulta é um complemento da telemedicina, que é o exercício da medicina por meio das ferramentas interativas de comunicação audiovisual. A telemedicina abrange três áreas de atividades: na teleorientação o médico pode dar orientação a distância e conduzir pacientes para o isolamento; o telemonitoramento consiste em acompanhar o relatório de saúde e progresso de doença nos pacientes; na teleinterconsulta os médicos trocam informações para efetuar diagnósticos mais assertivos.

Utilizados na saúde pública, geram o conceito de telessaúde que abrange um campo maior, de forma que rompa as barreiras geográficas com o uso da tecnologia, incluindo a tele-educação sanitária, rede de investigação entre outros.

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Fonte: Portal Telemedicina

Fonte: Ministério da Saúde

 

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