Check-up Executivo: O que é isso afinal?

23Jun2017

Nós recebemos na Íons Benefícios muitas mensagens com dúvidas a respeito do modelo de benefício Check-up Executivo, e resolvemos buscar especialistas para esclarecer alguns pontos a respeito do produto em si e de como as empresas podem tê-lo em sua política de benefícios.

Para esclarecer sobre as particularidades do produto, conversamos com o dr. Marcelo Goulart Paiva, coordenador do Centro de Cardiologia do Hospital 9 de Julho de São Paulo, e para abordar a os aspectos práticos de como ter o Check-up Executivo na política de benefícios da empresa, entrevistamos o diretor-executivo da Íons Benefícios, Márcio Fujimura.



Blog Íons: O que é o Check-up Executivo e quais são seus benefícios para as empresas e executivos?

Dr. Marcelo Paiva: Check-up executivo é um conjunto de exames clínicos e laboratoriais, que visa realizar uma completa avaliação médica para altos executivos, identificando e previnindo possíveis riscos à saúde, para minimizar o impacto que eventuais patologias possam causar no profissional e nas empresas.
O check-up executivo é altamente customizado para cada profissional, direcionando os produtos mais adequados às suas condições física e de saúde, e criando um fluxograma personalizado para evitar transtornos em suas agendas, que normalmente são bastante atribuladas.
Além da personalização, outra característica do Check-up executivo é a comodidade, pois o profissional não somente faz uma entrevista prévia remota - que pode ser por telefone ou via Skype, por exemplo -, visando o conhecimento prévio de possíveis doenças, como também recebe a devolutiva de seus exames clínicos e laboratoriais (realizados geralmente no curto intervalo de meio período e com acompanhamento direto de médicos especialistas) em seu local de trabalho.    


Blog Íons: Onde estes Check-ups podem ser feitos?

Dr. Marcelo Paiva: A escolha do local para se realizar um check-up executivo evidentemente depende das parcerias que cada empresa estabelece, porém uma vez que o benefício do check-up executivo implica em realizar todos os exames clínicos e laboratoriais no mesmo local e intervalo de tempo (em geral, meio período), em geral eles são realizados nos grandes Laboratórios e/ou em grandes Hospitais, que contam com toda a gama de exames e corpo clínico dentro de um mesmo local, garantido a Comodidade e Agilidade condicionais do benefício.   


Blog Íons: Quais são as principais avaliações realizadas pelo Check-up Executivo?

Dr. Marcelo Paiva: O check-up executivo prevê uma série de exames clínicos e laboratoriais, que visam identificar potenciais riscos à saúde dos profissionais de alto escalão nas empresas.
Em linhas gerais, os principais exames obrigatórios para executivos homens são:
- Exame de próstata
- Exames cardiovasculares
- Exame de diabetes
- Exame de colesterol
- Aquidade auditiva e visual
- Checagem da carteira de vacinação
Quando se trata de executivas mulheres, incluem-se outros exames como:
- Mamografia
- Ultrassom ginecológico
- Densitometria

No notal são mais de 30 resultados de exame e em alguns locais até avaliação psicológica e odontológica. Sempre agendado com antecedência , e com todo o conforto e privacidade.


Blog Íons: O plano de Saúde da empresa já contempla o check-up?
 
Márcio Fujimura: Alguns planos Executivos já possuem o Check-up no composto do serviço. Mas muitas  empresas optam por não colocar no plano, deixando para cada executivo fazer os seus exames quando e onde quiserem. O problema disso é que muitos executivos acabam não fazendo os exames, pois teriam que marcar em dias e locais diferentes, perdendo um tempo que pra suas agendas é bastante precioso. Outra forma de adquirir o benefício, é contratando o serviço com empresas que se estruturaram para oferecer o serviço diretamente,  como Hospitais e Laboratórios altamente especializados. A maior vantagem desse modelo é que o plano de Saúde fica mais barato e a sinistralidade do Check-Up fica controlada. Muitas vezes fica mais barato para e empresa separar essa contratação, dependendo do perfil de cada empresa. 


Blog Íons: Existem opções fora de São Paulo? 

Márcio Fujimura: Sim, nas grandes cidades existem algumas opções. Por exemplo, na região de Campinas, que é relativamente próxima de S.Paulo, hoje existem 2 grandes referências em Check-up e que há mais de 10 anos oferece esse serviço para grandes empresas. Apesar de São Paulo estar relativamente próxima a Campinas, um ponto importante a considerar é que o deslocamento até a capital, o tempo em jejum, o trânsito, podem até afetar o resultado dos exames, além de tomar um tempo muito maior da agenda do Executivo. Por isso, hoje, muitas multinacionais da região optam por parcerias regionais para este benefício.


Blog Íons: Qual a melhor opção para a minha empresa? 

Márcio Fujimura: Depende muito dos objetivos e das características de cada empresa. O ideal é que a Corretora de Seguros, especializada em Benefícios, que faz a gestão do plano de Saúde da empresa, conheça as particularidades dos planos e dos prestadores de serviço de Check-up, para fazer essas recomendações ao RH levando as melhores alternativas de acordo com suas necessidade específicas. É o que a Íons vem fazendo junto aos nossos clientes nos quais identificamos o perfil para o produto. O nosso objetivo é levar a melhor e mais customizada solução em benefícios para cada cliente.



Dr. Marcelo Goulart Paiva
Coordenador do centro de cardiologia do Hospital 9 de Julho - São Paulo

Márcio Fujimura
O fundador e diretor-executivo da Íons Benefícios,tem mais de 15 anos de experiência com Seguros e Benefícios, tendo trabalhado em empresas como Banco Sudameris, Banco Santander e VR. Formado em Estatística pela Universidade de São Paulo, tem MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral e especialização em Inovação e Liderança pelo INSEAD (França). Mais informações: www.linkedin.com/in/marcio-fujimura-7b172b7.

compartilhe

Veja também

está procurando benefícios com
baixo custo para a sua empresa?
siga-nos
São Paulo
(11) 3522-9370
Av. Paulista 575, cjto 1903
Bela Vista - São Paulo/SP
Campinas
(19) 4062-9339
Rua Antônio Lapa, 280 - 6 andar
Cambuí - Campinas/SP
© Íons Benefícios - Todos os direitos reservados.